Carga Solidária IVECO

08 janeiro 2019
5min.

A IVECO levou a alegria do Natal a mais de duas mil crianças da pequena cidade da Palestina do Pará, no Brasil.

Carga Solidária IVECO

O Natal para as crianças da Palestina do Pará, uma cidade pequena, simples e remota no estado do Pará, no norte do Brasil, costumava ser uma festa que eles viam na televisão, mas este ano foi diferente. Tudo mudou com a chegada dos camiões da IVECO Solidarity Load, que percorreu 5.521 quilómetros carregados de brinquedos. A cidade de Palestina do Pará lembrar-se-á do mês de Dezembro de 2018 pela demonstração de solidariedade que atravessou o país e motivou as pessoas que compõem a cadeia de transporte no Brasil.

Durante dois meses, a IVECO, uma marca da CNH Industrial, e os seus parceiros mobilizaram-se para colectar doações. A iniciativa começou na última etapa da Gincana do Caminhoneiro, em Campo Largo, no Paraná. Os condutores de camiões foram convidados a doar os primeiros brinquedos e depois participaram na acção solidária até ao final.

A iniciativa inspirou o compromisso de muitas pessoas, gerando uma corrente de boa vontade que atravessou o país. Os distribuidores, fornecedores, clientes, parceiros e fábrica da IVECO em Sete Lagoas, em Minas Gerais, colaboraram na campanha. Um total de 3.685 brinquedos foram colectados e distribuídos a 2.280 crianças.

"A IVECO Solidarity Load é um projecto que nos orgulha muito. Nesta segunda edição escolhemos a Palestina do Pará, uma cidade pequena de difícil acesso por camião e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano", explica Ricardo Barion, director de marketing e vendas da IVECO para a América Latina. "A entrega de brinquedos encerrou o ciclo de um ano positivo e um projecto de sucesso que começou em Outubro, com o envolvimento de condutores de pesados. Foi a melhor maneira de retribuir e partilhar os resultados alcançados em 2018 e inspirar bons exemplos", acrescenta Barion.

Carga Solidária IVECO

Na estrada com um destino

Camiões da IVECO viajaram pelo Brasil para tornar o Natal mais brilhante para muitas crianças. O desafio de levar a carga até seu destino final foi partilhado entre milhares de condutores de camiões, que conduziram nas mais diversas condições, encontrando grande motivação na entrega de milhares de brinquedos na cidade de Palestina do Pará, localizada a 648 km da capital do estado, Belém.

"O povo da Palestina é humilde e muito respeitoso um com o outro. É um lugar tranquilo", disse o morador Jovani de Brito. Maria Sônia, também habitante da Palestina do Pará, destacou que "as crianças aqui só conhecem as grandes festas e celebrações de Natal festas e através da televisão".

"Atravessámos o Brasil, enfrentando dificuldades na estrada, como sol intenso, altas temperaturas, chuvas fortes, estradas de terra, pontes estreitas, mas não desistimos porque estávamos a transportar uma carga muito especial", disse Maurício Corrêa, gerente de marketing da IVECO. "Com o apoio da prefeitura local, fomos capazes de realmente surpreender a cidade. Além de receber brinquedos, muitas crianças conheceram o Pai Natal pela primeira vez. Vimos sorrisos em todos os rostos da cidade. Foi uma experiência única um Natal feliz".


Cadeia de boa vontade

Na cidade de Laranjal Paulista, no estado de São Paulo, por exemplo, milhares de brinquedos foram doados por um cliente. A acção também contou com a participação da FPT Industrial, outra marca da CNH Industrial. A rede de revendedores IVECO também ajudou com a recolha. Os esforços para reunir os brinquedos foram concentrados na cidade de Jundiaí, também em São Paulo.

A iniciativa contou com o apoio de profissionais de diversas áreas, desde a colecta de brinquedos até à entrega. A motorista Jessica Valoski, por exemplo, acompanhou as doações com os condutores. Enquanto isso, o jornalista Sergio Kaskanlian, do Planeta Caminhão, documentou a entrega de brinquedos em Jundiaí.

Vídeo: Carga Solidária IVECO

A IVECO publicou um vídeo sobre a acção que se está a tornar muito popular sociais. Ele documenta tudo, desde a doação inicial de brinquedos até à entrega dos presentes na praça central da cidade, que foi ocupada pelas crianças. Em clima de festa e alegria, o Pai Natal juntou-se à multidão que aguardava e distribuiu brinquedos para todas as crianças presentes. Tudo aconteceu num clima de solidariedade e confraternização.

No vídeo, as crianças destacaram a paixão por brincar com bolas, bonecas, carrinhos e vagões de plástico. "A Carga Solidária IVECO 2018 superou obstáculos e percorreu um longo caminho para dar um sorriso ao povo da Palestina do Pará e isso compensa todo o esforço", finaliza Corrêa.


Natal Solidário

Outra acção social recente da IVECO e da CNH Industrial foi Natal Solidário, no restaurante do Complexo Industrial Sete Lagoas, no final de Novembro. No evento, os funcionários receberam crianças e idosos para uma refeição especial e ajudaram o Pai Natal a presentear os convidados.

PR

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.