Continental apresenta pneus agrícolas TractorMaster e CombineMaster

07 setembro 2018
13min.

Um ano depois do lançamento dos primeiros pneus agrícolas produzidos em Lousado, a Continental expande a sua gama de produtos e apresentaram esta quinta-feira, na AgroGlogal (Santarém), a maior feira agrícola nacional, as duas novas gamas de pneus premium para o sector agrícola – o TractorMaster e o

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Continental
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Os dois novos produtos «Made in Portugal» constituem mais um exemplo do compromisso assumido pela Continental com o sector agrícola, bem como dos excelentes resultados alcançados neste primeiro ano e que permitem prever um crescimento sustentado.

“O regresso ao negócio dos pneus agrícolas revelou-se uma aposta ganha. Agricultores, construtores, agentes, bem como fabricantes de equipamento de origem – os nossos clientes estão muito satisfeitos com a qualidade dos nossos produtos", concluiu Frauke Wieckberg, responsável de Vendas & Marketing CST (Commercial Specialty Tires) para os Mercados EMEA (Europa, Médio Oriente e África), um ano após o lançamento dos primeiros pneus agrícolas produzidos em Lousado.

Uma afirmação corroborada por Pedro Teixeira, responsável pela Continental Pneus Portugal (CPP), que destacou o regresso da Continental ao mercado dos pneus agrícolas como um marco significativo no posicionamento da empresa no mercado nacional. “Este é um passo importante na complementaridade da gama de produtos já disponibilizados pela empresa. As perspectivas de mercado extremamente interessantes para este tipo de pneus, aliadas à forte expansão do nosso portfólio, seguramente potenciarão o nosso crescimento neste competitivo segmento. Temos hoje uma oferta global em todos os segmentos que vem consolidar a nossa imagem de parceiro preferencial entre os nossos clientes”.

As previsões apontam para que, até 2019, o portfólio de pneus agrícolas esteja disponível em cerca de 100 dimensões, destinadas a diferentes aplicações, de forma a fornecer soluções para um sector particularmente exigente, tanto no mercado de equipamento de origem como no de substituição.

O mercado nacional de pneus agrícolas
Segundo dados da Valorpneu, o mercado de pneus agrícolas do segmento A2 (pneus agrícolas ou agroindustriais de jante igual ou superior a 24) totalizou em 2017 32.848 unidades. No primeiro trimestre de 2018, e de acordo com dados da mesma empresa, foram colocados no mercado de substituição 8.344 pneus agrícolas e 1.985 destinados ao equipamento de origem.

O parque estimado de pneus agrícolas é superior a 450 mil pneus. O tempo médio de vida útil é de cerca de 15 anos.

«Made in Portugal»
O novo portfólio de pneus radiais premium é fabricado na unidade de produção em Lousado, inaugurada em Setembro de 2017 e que resulta de um investimento de 49,9 milhões de euros. Foi ainda efectuado um investimento adicional de 2,5 milhões de euros no novo centro de investigação, análise e testes.

“A nossa unidade de produção de pneus agrícolas em Lousado é a única fábrica no Grupo Continental a produzir estes produtos e das mais avançadas de toda a indústria de pneus agrícolas”, indica Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor.

A fábrica está equipada com tecnologias de produção de última geração que permitem uma produção rigorosa de pneus. Máquinas de aplicação de piso inovadoras garantem que os materiais são distribuídos uniformemente para criar um pneu topo de gama. A tecnologia ASIC é utilizada para assegurar de forma consistente uma distribuição de baixa temperatura quer no interior quer no exterior do pneu durante o processo de vulcanização, diminuindo a resistência ao rolamento.

Toda a fábrica de pneus agrícolas de Lousado foi desenvolvida com os mais avançados critérios de ergonomia nos processos e nos equipamentos.

Foi também construído junto à unidade produtiva um centro de avaliação e testes onde a equipa de I&D local, em estreita colaboração com a equipa de Hanôver, testa e analisa a qualidade dos pneus produzidos e trabalha na otimização e futuro desenvolvimento de produtos agrícolas.

De realçar que esta unidade só veio para Portugal, após a análise às várias fábricas do Grupo Continental que poderiam receber esta área de negócios. Lousado foi selecionada devido às excelentes infraestruturas e ao empenho individual dos seus colaboradores. Após a assinatura do contrato e a fundação assente em junho de 2016, os primeiros pneus de teste (ETOs) foram produzidos em novembro do mesmo ano. Em abril de 2017, iniciou-se a produção de pneus de teste e em setembro seguiu-se o início da produção em série.

Além de pneus agrícolas, Lousado já produz pneus para veículos ligeiros de passageiros. Em 2017 produziu mais de 18 milhões de unidades e esta fábrica é considerada uma das mais eficientes do Grupo. A Continental está a investir um total de 100 milhões de euros no aumento de produção de pneus ligeiros e na expansão da produção de pneus de alta performance.

Pedro Carreira reiterou o sucesso do projeto LousAgro para Lousado e para Portugal, “só foi possível com o espírito de equipa que se vive na nossa empresa”. E acrescentou: “os resultados que alcançamos permitem-nos boas perspetivas para o futuro desta nossa unidade”.

Os novos Pneus – TractorMaster e CombineMaster
O aumento da eficiência foi o ponto central no desenvolvimento dos novos pneus, projetados para melhorar a eficácia do equipamento agrícola. Os dois novos modelos partilham o selo “Engineered for Efficiency” graças ao inovador talão e à tecnologia nylon que lhe conferem caraterísticas de robustez e durabilidade, ao mesmo tempo que asseguram baixa compactação do solo, elevada tração e conforto de condução.

Nuno Rebelo, gestor de negócio Commercial Specialty Tires (CST), apresentou os novos produtos direcionados para o sector agrícola, dando especial destaque às suas caraterísticas técnicas e às inovações tecnológicas que “permitem que a Continental disponibilize aos agricultores de todo o mundo um produto único que reúne atributos como eficiência, fiabilidade e conforto”.

TractorMaster
A carcaça em nylon confere maior flexibilidade e elevada resistência aos impactos. Especialmente formulada para garantir estabilidade dimensional, reduz o risco de aparecimento de deformações temporárias do pneu.

A geometria retangular do núcleo do talão, em fio único de alta resistência, é uma das principais caraterísticas do novo TractorMaster. A cunha do talão mais curta permite uma flexão maior da parede lateral e maior resistência à fadiga. A maior flexão da parede lateral proporciona o aumento da largura da banda de rodagem, a qual, por sua vez, reduz a compactação do solo.

A tecnologia D.fine, caracterizada pela superfície do taco mais larga (aproximadamente 5%), aumenta o tempo de vida útil do pneu. A sobreposição dos tacos no centro do piso permite um desgaste uniforme e um excelente conforto de condução.

O TractorMaster é a escolha adequada para aplicações exigentes na estrada e no campo.
 Tecnologia da carcaça N.flex confere elevada robustez
 Tecnologia dos tacos D.fine proporciona um aumento da vida útil do pneu
 Tecnologia do talão contribui para reduzir a compactação do solo
 CombineMaster

É um pneu de alta performance, ideal para aplicações exigentes. A geometria do núcleo do talão é optimizada para maximizar a transmissão de binário da jante para o solo o que, por sua vez, aumenta a tracção e a eficiência.

A carcaça em nylon confere maior flexibilidade e elevado conforto de condução. Foi especialmente formulada para garantir estabilidade dimensional e reduz o risco de aparecimento de deformações temporárias no pneu, aumentando o conforto.

A superfície do taco mais larga no centro do piso permite um desgaste uniforme e um excelente conforto de condução. A geometria dos tacos e da base otimizada confere elevada resistência ao esforço. Elevada durabilidade é outra as principais características deste novo produto.

O CombineMaster é a escolha certa para tratores e ceifeiras de alto desempenho e utilizações exigentes.
 Geometria do talão HexaBead oferece excelente tração, elevada capacidade de carga e menor pressão
 Tecnologia da carcaça N.flex oferece elevado conforto de condução
 Tecnologia do piso D.fine assegura durabilidade e resistência ao esforço

Tecnologia inovadora N.flex
Com os tractores a percorrer asfalto, terra e pedra, uma carcaça flexível e resistente é a chave para a durabilidade do pneu. Para responder a esta necessidade/exigência, a Continental desenvolveu o N.flex, uma tecnologia inovadora, com patente pendente, para os seus novos pneus. Na unidade de produção de alta tecnologia, em Lousado, a Continental desenvolveu um novo tipo de carcaça de nylon que torna os pneus mais robustos e uniformes.

A carcaça dos novos pneus agrícolas é feita de um nylon especialmente concebido para estes modelos de pneu e os seus fios são torcidos milhares de vezes. Este material único torna a carcaça flexível, elástica e resistente a rasgos. A rotação garante que o material volta à forma original. O resultado é que, ao contrário das carcaças convencionais, que são propensas a fissuras e furos, os novos pneus radiais da Continental são significativamente mais robustos e resistentes.

Tecnologia do talão: o núcleo de talão garante robustez, montagem simples e melhor ajuste
Ter os pneus de trator assentes de forma firme na jante é particularmente importante. Os pneus convencionais, por exemplo, usam um talão com 10 fios paralelos, enrolados dez vezes ao redor do núcleo. Contudo, esta construção dificulta a montagem, na medida em que os cabos sobrepostos tornam o talão muito rígido e irregular e o acabamento é algo abrupto. Por isso, a Continental utiliza, para os pneus destas gamas, apenas um fio único de metal, que é enrolado ao longo do núcleo do talão muitas vezes e de forma semelhante a uma mangueira de jardim. Este núcleo de talão é muito mais compacto e, portanto, mais robusto e duradouro, facilitando a montagem na jante.

«Engineered for Efficiency»
A designação “Engineered for Efficiency” assinala o compromisso da Continental em melhorar o desempenho do veículo e a qualidade do seu trabalho, ao mesmo tempo que reduz os recursos necessários.

De forma a alcançar este objectivo, a Continental investiu de forma intensiva na nova unidade de produção em Lousado. Foi feita uma aposta em tecnologias de produção de última geração, tais como circuitos integrados de aplicação específica (ASIC) ou máquinas de aplicação de pisos inovadoras, de forma a garantir processos de produção eficientes, precisos e sem erros.

Para o desenvolvimento dos novos pneus, a Continental recorreu à ampla experiência dos seus engenheiros peritos em pneus especiais e ao conhecimento adquirido durante décadas no anterior negócio de produção de pneus agrícolas. Ao mesmo tempo, a equipa actual foi complementada por especialistas com profundo conhecimento na indústria agrícola.

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