Goodyear mostra como funciona o protótipo de pneu inteligente

29 março 2018
2min.

A Goodyear exibiu os últimos avanços do seu protótipo no Salão de Genebra, um completo sistema de informação que inclui um pneu, sensores e algoritmos alojados na Cloud, que trabalham em conjunto para comunicar em tempo real com operadores de frotas através de uma aplicação móvel.

GoodyearEagle F1 Asymetric 3_245-45 R19

"À medida que a mobilidade partilhada continua a crescer em popularidade, vemos aplicações em que os quilómetros percorridos por veículo aumentarão substancialmente nos próximos anos", afirmou Chris Delaney, Presidente da Goodyear Europa, Médio Oriente e África. "Para os operadores de frotas partilhadas, gerir proactivamente as questões relacionadas com o serviço de pneus é fundamental tanto para a experiência do cliente como para o modelo de negócio".

O protótipo de pneu inteligente da Goodyear garante uma conectividade permanente e a partilha de dados em tempo real, permitindo uma utilização óptima dos pneus para uma mobilidade mais segura e rentável, e uma maximização do tempo de operação.

Os sensores do pneu inteligente da Goodyear, em conjunto com a informação do veículo e de terceiros, fornecem dados em tempo real aos algoritmos patenteados da Goodyear. Graças a estes algoritmos, a informação sobre a identificação e o estado dos pneus, incluindo o desgaste, a temperatura e a pressão, é permanentemente atualizada e partilhada com os operadores de frota.

"A informação relativa à performance e ao desgaste dos pneus fornece um sinal em tempo real sobre quando um pneu necessita de serviço para ampliar os seus atributos em termos de vida útil, economia de combustível e outros fatores de desempenho", prosseguiu Delaney. "Este tipo de manutenção proactiva permite aos operadores de frotas identificar e resolver com precisão questões relacionadas com os pneus e eventuais serviços antes que estes ocorram".

A mobilidade partilhada continua a aumentar, com base nas aspirações de um custo reduzido e uma maior comodidade para os consumidores. Em 2015, os quilómetros partilhados representaram 4% da quilometragem total percorrida no mundo. Prevê-se que este número supere os 25% em 2030.

"Á medida que o panorama da mobilidade continua a evoluir, também o farão as necessidades dos consumidores e dos operadores de frotas", referiu Delaney. "A Goodyear antecipa os produtos, serviços e experiências que garantirão as soluções de mobilidade de que os consumidores e as frotas necessitam".

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.