Goodyear apresenta o protótipo Oxygene

06 março 2018
4min.

O mais recente protótipo de pneu da Goodyear, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2018, dá, literalmente, vida ao futuro da mobilidade.

Goodyear Oxygene
Goodyear Oxygene
Goodyear Oxygene
Goodyear Oxygene

Goodyear Oxygene

O protótipo, Oxygene de seu nome, possui uma estrutura única que conta com musgos vivos que crescem dentro da parede lateral. Esta estrutura aberta e o desenho inteligente da banda de rolamento do pneu absorvem e fazem circular a humidade e a água da superfície da estrada, permitindo que ocorra a fotossíntese e, assim, a libertação de oxigénio para o ar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% da população que vive em áreas urbanas em que se mede a contaminação do ar estão expostas a níveis de qualidade do ar que excedem os limites estipulados pela OMS1.

"Com a previsão de que mais de dois terços da população mundial viva em cidades em 2050, a procura por redes de transporte em ambientes urbanos aumentará substancialmente", afirmou Chris Delaney, Presidente da Goodyear Europa, Médio Oriente e África. "Uma infraestrutura e um transporte mais inteligentes e ecológicos serão cruciais para enfrentar os desafios mais prementes da mobilidade e do desenvolvimento urbanos”.

Inspirado nos princípios da economia circular, com ênfase na redução do desperdício de materiais, nas emissões e na perda de energia, o protótipo Oxygene de Goodyear está concebido para integrar-se na perfeição na paisagem urbana do futuro, apresentando várias soluções de desempenho:

- Limpar o ar que respiramos: O Oxygene absorve humidade da estrada através da sua banda de rolamento exclusiva, e inala CO2 do ar para alimentar o musgo da sua parede lateral, libertando oxigénio através da fotossíntese. Numa cidade idêntica em tamanho à Grande Paris, com cerca de 2,5 milhões de veículos, isto significaria gerar praticamente 3000 toneladas de oxigénio, e absorver mais de 4000 toneladas de dióxido de carbono, por ano.

- Reciclagem de pneus gastos: o Oxygene apresenta uma construção não pneumática impressa em 3D com pó de borracha proveniente de pneus reciclados. A estrutura leve e amortecedora proporciona uma solução duradoura e imune aos furos, concebida para prolongar a vida útil do pneu e minimizar as questões de serviço, garantindo uma mobilidade sem preocupações. Segurança adicional é garantida pela estrutura aberta do pneu, que melhora a aderência em piso molhado ao ajudar a absorver a água da banda de rolamento.

- Gerar a sua própria electricidade: o Oxygene recolhe a energia gerada durante a fotossíntese para alimentar os seus próprios componentes eletrónicos, incluindo os sensores de bordo, uma unidade de processamento de Inteligência Artificial e uma faixa de luz personalizável no flanco do pneu, que muda de cor, alertando os utilizadores e peões para manobras a realizar, como mudanças de faixa ou travagem.

- Comunicação à velocidade da luz: o Oxygene utiliza um sistema de comunicações de luz visível, o LiFi, para uma conectividade móvel de alta capacidade à velocidade da luz. O LiFi permite ao pneu ligar-se à Internet de Todas as coisas, garantido a partilha de dados entre veículos (V2V) e entre o veículo e a infraestrutura (V2I), fundamental para os sistemas de gestão de mobilidade inteligente.

"Tal como os protótipos que a Goodyear apresentou em Genebra no passado, o Oxygene destina-se a desafiar o nosso pensamento e ajudar a conduzir o debate em torno da mobilidade inteligente, segura e sustentável do futuro”, comentou Delaney. "Ao contribuir desta forma para gerar um ar mais limpo, o pneu poderia ajudar a melhorar a qualidade de vida e a saúde dos habitantes das cidades".

PR

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.