Continental Mabor comemora 30º aniversário

06 julho 2020
4min.

A fábrica de pneus da Continental, em Lousado, Portugal, é uma história de sucesso. A fábrica foi ampliada em cerca de sete vezes em relação à sua área inicial, o número de postos de trabalho aumentou duas vezes e meia e um grande número de novas linhas de pneus tem vindo a ser introduzido.

---

Inaugurada a 2 de Julho de 1990 a fábrica da Continental , em Loudado, está a comemorar, ao longo do mês de Julho, 30 anos de laboração. Com uma produção inicial de seis mil pneus por dia (1990), a infraestrutura levou apenas quatro anos a a triplicar a produção para 18.000 pneus. Até à data saíram das linhas de produção quase 350 milhões de pneus “Made in Lousado”. A fábrica de Lousado implementou tecnologias de topo na produção de pneus, com uma equipa altamente qualificada nos processos de fabricação, treinada desde o início com programas de formação nas próprias instalações, mas também no exterior e na rede global do Grupo Continental, hoje com 23 fábricas no mundo.

“A fábrica da Continental em Lousado é uma história de sucesso, estamos todos muito orgulhosos dos nossos 30 anos de enormes conquistas e, principalmente, pelo êxito conseguido pela nossa equipa. Desde o arranque da empresa, este ano de 2020 está a ser mais complexo do que todos os outros, claramente devido ao impacto da pandemia mundial Covid-19. No entanto vamos permanecer fortes e juntos como uma equipa motivada e continuaremos a ser um parceiro de negócios de confiança para todos os nossos fornecedores e clientes, como nos últimos 30 anos. O meu agradecimento especial a todos os colaboradores que desde a fundação da empresa tornaram possível este sucesso, bem como à actual equipa de Lousado, com quem contamos para superar os actuais desafios” declarou Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor.

Ao longo dos anos o número de colaboradores cresceu de acordo com o constante desenvolvimento da empresa. Enquanto a fábrica empregava inicialmente 900 pessoas, hoje existem mais de 2.300 colaboradores.  A formação profissional superior ao exigível por lei e o conhecimento específico das principais tecnologias, novos processos e compostos, fazem da equipa de Lousado um parceiro de confiança para os maiores construtores de automóveis da Europa, Ásia e Américas, bem como para o mercado de substituição. Produzindo inicialmente só pneus para automóveis e viaturas comerciais ligeiras, os pneus SUV foram adicionados em 2005, seguidos pelos pneus de alta performance em 2013. Ao mesmo tempo, novos equipamentos foram instalados e a unidade de produção foi sucessivamente ampliada.

Devido à confiança e experiência comprovadas da equipa de Lousado, novos produtos foram introduzidos de forma constante, destacando-se  em 2017, pneus para tractores e para máquinas de ceifar. Com estes grandes pneumáticos para uso na agricultura, a Continental voltou ao que era realmente um segmento tradicional para um fabricante de pneus. O Grupo foi o primeiro a produzir pneus agrícolas na Europa. Desde 2019 a produção de pneus OTR (fora da estrada) para aplicações especiais em diversas máquinas portuárias e movimentações de terras é hoje uma linha de produtos completamente nova na unidade industrial. No programa actual de pneus da Continental distinguem-se estes pneus gigantes, com diâmetro de vários metros, desenvolvidos para aplicações nas minas e construção.

Melhor do que as palavras, estes números falam por si. Actualmente a fábrica de Lousado é uma das unidades mais importantes da Continental no mundo dos pneus. Desde o seu arranque, foram vulcanizados cerca de 345,9 milhões de pneus para carros, 52.000 pneus para uso agrícola e cerca de 4.000 pneus para portos e minas. A empresa é a 5ª maior exportadora em Portugal.

O Grupo Continental em Portugal com a Continental Mabor, Continental Pneus, Continental Indústria Têxtil do Ave, Continental Lemmerz, Continental Teves, Continental Advanced Antenna e Continental Engineering Services, em 2019 tinha no seu quadro permanente cerca de 3600 colaboradores e o volume total de negócios ascendeu, a mais de 1,27 milhões de euros. 

Leia o Nº 116 da Revista Eurotransporte AQUI


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.