Cepsa alia-se à IONITY para instalar carregadores ultra-rápidos

28 agosto 2018
3min.

Em 2 anos serão instalados até 100 pontos de carregamento de veículos em Estações de Serviço da Cepsa situadas em autoestradas e vias rápidas. Em Portugal e Espanha, a rede será desenvolvida preferencialmente nos postos da Cepsa.

Cepsa e IONITY fecham acordo para carregadores ultra-rápidos

A Cepsa assinou um acordo de colaboração com a IONITY, a rede europeia de carregamentos eléctricos de elevado desempenho impulsionada pelo Grupo Volkswagen, Grupo BMW, Daimler AG e Ford Motor Company, para a instalação de pontos de carregamento elétrico nas suas Estações de Serviço em Portugal e Espanha.

Fruto desta colaboração, a IONITY instalará até 100 pontos de carregamento ultra-rápidos nas Estações de Serviço desta Companhia energética. Por sua vez, a Cepsa será responsável por identificar as Estações de Serviço em que se podem implantar estes pontos de carregamento e de fornecer a electricidade a estas instalações, que será 100% de origem renovável. Está previsto que os primeiros pontos de carregamento entrem em funcionamento no início de 2019.

A rede IONITY foca-se no carregamento ultra-rápido ao longo dos corredores europeus. Os seus dispositivos são compatíveis com a maioria dos veículos elétricos porque utiliza o padrão combinado europeu (CCS). Com uma capacidade de 350kw, estes pontos de carregamento ultra-rápido têm um tempo de carregamento até sete vezes mais rápido em comparação com os pontos de carregamento tradicionais (50 Kw). Deste modo, os condutores de veículos eléctricos podem percorrer longas distâncias sem que o período de carregamento represente uma dificuldade na sua viagem. 

No caso de Portugal e Espanha, a IONITY irá desenvolver maioritariamente a sua rede nas estações de serviço da Cepsa, tornando-se assim esta Companhia no primeiro operador a oferecer um serviço de carregamento de veículos elétricos ultra-rápido em ambos países.

Para Héctor Perea, Diretor de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo da Cepsa, este acordo “comprova a aposta da Companhia na oferta de soluções energéticas diferenciadoras na área da mobilidade, fornecendo ao mesmo tempo um serviço rápido e de qualidade, como o da IONITY”.

Para Marcus Groll, Diretor Geral e de Operações da IONITY “este acordo permite-nos começar a operar em Portugal e Espanha para expandirmos a nossa rede de carregamento eléctrico ultrarrápido na Europa, em colaboração com a Cepsa. O nosso objetivo é oferecer aos condutores de veículos eléctricos a possibilidade de percorrem longas distâncias, proporcionando-lhes uma rede ampla e de elevada qualidade que atraia os nossos clientes.”

Actualmente a Cepsa dispõe de uma ampla rede ibérica formada por cerca de 1800 estações de serviço em Espanha e Portugal, assente num modelo claramente orientado para o cliente, para a inovação, valor-acrescentado, segurança e fidelização. Para além de soluções energéticas diferenciadoras na área da mobilidade, a Companhia oferece também uma multiplicidade de produtos e serviços nas suas Estações de Serviço.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.