A bateria é o coração de um veículo eléctrico. Utilizar uma bateria num eBus implica que esta seja sobrecarregada, desde a elevada quilometragem dos veículos, passando pelos ciclos de carregamento ou requisitos de elevado desempenho. Como resultado, a capacidade das baterias diminui ao longo do ciclo de vida do veículo e, a dada altura, o desempenho necessário deixa de ser atingido – a MAN espera que as baterias usadas nos seus eBuses durem no mínimo seis anos. Dada a longa vida de serviço de cerca de 12 anos de um autocarro urbano normal, as baterias teriam de ser substituídas para conseguirem manter a capacidade desejada.
A questão é o que fazer com as baterias. Descartá-las imediatamente não seria sustentável a nível ecológico ou económico. Por este motivo, a VHH e a MAN Truck & Bus querem testar em conjunto a segunda vida destas baterias num armazém estacionário, tal como assente no Memorando de Entendimento assinado a 16 de Março de 2018 em Munique.
Este armazém de segunda vida, como é conhecido, é criado para evitar picos de consumo energético durante o carregamento do autocarro, enchendo a carga durante períodos mais calmos, que os autocarros podem utilizar depois em períodos mais movimentados. Isto reduz os custos e estabiliza a utilização do sistema eléctrico, a principal intenção dos intervenientes. Espera-se também descobrir mais sobre o comportamento de envelhecimento das baterias, os ciclos de vida de futuras baterias, e tecnologias das baterias me geral, bem como criar oportunidades de estabilizar o sistema eléctrico com a utilização de transportes eléctricos. O protótipo do armazém estacionário vai entrar em funcionamento este ano, em Hamburgo-Bergedorf. Isto implica trabalhar com baterias usadas obtidas dos veículos de teste, como células do tipo das que serão utilizadas nos eBuses da MAN.
“Este projecto destaca o nosso objectivo de providenciar aos nossos clientes uma gama completa de soluções eléctricas para as suas frotas”, afirmou Florian Hondele, Gestor de Projecto nas MAN Transport Solutions. A equipa de consultores da MAN Transport Solutions tem dado apoio a empresas de transporte e transitários desde o ano passado, em todas as questões relacionadas com a transição para sistemas de propulsão alternativos e, em particular, veículos eléctricos.
O teste de armazenamento de segunda vida faz parte da parceria de inovação entre a MAN Truck & Bus e a VHH. “A mudança para o transporte eléctrico é muito mais do que a simples aquisição de autocarros eléctricos. Os testes ao armazém energético de segunda vida enquadra-se perfeitamente na nossa estratégia holística”, indicou Toralf Müller, Director Geral da VHH.
O projecto de Investigação faz parte da parceria de transporte entre a cidade de Hamburgo e o Grupo Volkswagen, que também inclui a MAN. Juntos, os parceiros estão a trabalhar em soluções inovadoras para tornar os transportes urbanos mais ecológicos, seguros, fiáveis e eficientes. Uma das áreas centrais prende-se com promover os veículos eléctricos, o que conduzirá à redução de emissões poluentes e do ruído em Hamburgo. Como parte da parceria com a cidade, cerca de 150 veículos eléctricos Volkswagen já estão nas ruas de Hamburgo. Até ao final de 2018, os autocarros eléctricos MAN vão também transportar os residentes e visitantes da cidade de Hamburgo.
“Estamos prestes a fazer avanços cruciais no desenvolvimento de baterias de veículos. E pretendemos desempenhar um papel importante enquanto fabricante de veículos”, indica Felix Kybart, Responsável por métodos de propulsão alternativos na MAN Truck & Bus, na ocasião da assinatura do contrato. E isto não termina com a entrega dos veículos – inclui também a utilização secundária das baterias e a sua reciclagem.
A Vekehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH (VHH), com sede em Hamburgo, transporta mais de 100 milhões de passageiros todos os anos, e emprega 1,600 pessoas oriundas de 60 países diferentes. A sua frota conta com 527 autocarros. A VHH está a investir no futuro com a mudança para o transporte eléctrico. Desde 2014 que já são utilizados regularmente dois autocarros eléctricos, e estão encomendados mais eBuses. Está ainda a ser construída uma oficina para autocarros eléctricos, que abrirá portas no Verão de 2018.
PR