Toyota e Hino desenvolvem camião zero emissões

23 março 2020
3min.

A Toyota Motor Corporation e a Hino Motors, Ltd. anunciaram hoje que irão desenvolver em conjunto um camião eléctrico a pilha de combustível (FCEV - Fuel Cell Electric Vehicle), no sentido de revelar um produto final, após ensaios e testes de verificação no Japão.

---

A Toyota e a Hino estão determinadas a tomar medidas para encontrar soluções para os problemas ambientais globais. As duas empresas declararam metas ambiciosas para reduzir as emissões de CO2 até 2050 e estão a desenvolver tecnologias de electrificação para uso generalizado na sociedade. Para obter reduções adicionais nas emissões de CO2, serão necessárias grandes melhorias no desempenho ambiental de veículos pesados, que representam cerca de 60% do total de emissões de CO2 de veículos comerciais no Japão.

Na electrificação de veículos comerciais, deve ser adoptada uma solução ideal que garanta desempenho ambiental excepcional e versatilidade não só em termos de autonomia para longas distâncias, mas também a capacidade de carga e tempo de abastecimento. Veículos pesados são normalmente usados para transporte rodoviário, portanto, precisam de autonomia e capacidade de carga significativas, bem como um reabastecimento rápido. Por esse motivo, veículos a pilha de combustível a hidrogénio são considerados os mais eficazes, uma vez que possuem uma maior densidade energética.

O camião, a pilha de combustível que serve de base a este projecto de desenvolvimento conjunto é o Hino Profia. Este projecto explora ao máximo as tecnologias desenvolvidas pela marca japonesa de veículos e pela Hino ao longo dos anos. O chassis foi especialmente projectado para um veículo a pilha de combustível com medidas que visam uma redução de peso do veículo, para garantir o máximo de capacidade de carga. O novo camião está equipado com duas pilhas de combustível Toyota que foram recentemente desenvolvidas para a segunda geração do Toyota Mirai e inclui tecnologias desenvolvidas pela Hino para veículos pesados electrificados com a tecnologia híbrida. Adicionalmente, a autonomia zero emissões previstas, é de aproximadamente 600 km.

Toyota e Hino consideram o hidrogénio como uma importante fonte de energia para o futuro e trabalharam juntos no desenvolvimento desta tecnologia. Inovam no sentido de disseminar veículos a pilha de combustível. Um exemplo é o autocarro a pilha de combustível apresentado em 2003 e que tem sido testado durante mais de quinze anos.

A Toyota e a Hino irão fortalecer a sua parceria e juntos reafirmam o seu empenho em acelerar o desenvolvimento de uma sociedade de hidrogénio.

 

Foto: Camião Hino Profia, é o chassi que vai servir de base para o novo camião electrico da Toyota/Hino


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.