DAF entrega CF Electric à ROVA

18 março 2020
2min.

O primeiro camião de recolha de lixo DAF CF Electric 6x2, entrou em funcionamento na empresa pública de eliminação de resíduos ROVA. O veículo inclui um grupo motopropulsor eléctrico VDL de zero emissões juntamente com uma superestrutura de recolha de lixo VDL totalmente eléctrica.

---

Desde o final de 2018, os tratores 4x2 DAF CF Electric estão em funcionamento para distribuição no interior da cidade nas principais empresas de transporte e cadeias de supermercados holandesas e alemãs. Embora a DAF tenha iniciado vendas limitadas do seu camião CF Electric nos Países Baixos, Bélgica e Alemanha, estão agora a entrar em teste de campo quatro chassis 6x2 totalmente eléctricos para aplicações de recolha de lixo. Os veículos de 3 eixos proporcionam uma carga útil elevada (peso bruto do veículo até 28 toneladas) e, graças a um eixo de reboque direccional, uma excelente manobrabilidade, uma enorme vantagem para os veículos de recolha de lixo que funcionam em áreas urbanas densas.

Itinerários periódicos
A transmissão E-power da VDL instalada no camião de recolha de lixo DAF CF Electric 6x2, fornece 210 kW de potência e um binário de 2000 Nm. A transmissão é alimentada por baterias com um teor energético (bruto) de 170 kWh, suficiente para percorrer percursos de recolha de lixo normais. Normalmente, os camiões de recolha de lixo regressam regularmente ao armazém para descarregar, sendo aí possível recarregar até 80% da capacidade das baterias de um camião DAF CF Electric em apenas 30 minutos.

"Tão bom quanto um camião convencional"
"Para a ROVA, a facilidade de utilização do camião de recolha de lixo DAF CF Electric é fundamental", afirma Marco van Lente, diretor-geral. "O DAF CF Electric é tão bom e fácil de utilizar quanto um camião convencional e acreditamos verdadeiramente que é importante participar desde o início na transição energética, uma vez que os recursos naturais se estão a tornar cada vez mais escassos. Está no nosso ADN cuidar do futuro do nosso planeta e a utilização de veículos de baixas emissões faz parte do nosso plano de sustentabilidade", concluiu.

 

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.