DAF CF Electric percorre 150 mil km eléctricos

08 janeiro 2020
5min.

O DAF CF Electric conseguiu percorrer 150 mil km totalmente eléctricos, distância que equivale a quase quatro voltas à Terra.

---

Os veículos pesados com emissões zero foram desenvolvidos pela DAF em parceria com a VDL, usando a tecnologia E-Power e são utilizados diariamente pelos clientes para o transporte de, por exemplo, alimentos e contentores.

Outro dos marcos importantes para o pesado eléctrico aconteceu em Junho de 2019, quando recebeu o prémio Green Truck Logistics Solution, que premeia a implementação de tecnologias emergentes e promissoras para uma logística inovadora e sustentável na Europa.

Cada vez mais cidades expressam a intenção de permitir apenas veículos praticamente silenciosos e sem emissões nos centros das cidades num futuro próximo e o DAF CF Electric pretende ser a solução.

Vendas em números limitados

O primeiro CF Electric foi entregue há um ano e, nos últimos tempos, a DAF ganhou bastante experiência com seis camiões totalmente eléctricos. Tal deu origem a uma versão que é internamente designada de "Fase 2" e que inclui uma nova geração de software e um novo tablier.

"Chegámos ao ponto em que podemos começar a vender o CF Electric em números limitados", afirmou Richard Zink, membro do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de Marketing e Vendas.

"A ideia é produzir algumas dezenas de unidades por ano. Para garantir uma excelente qualidade, iniciamos a produção de forma controlada. Em simultâneo, podemos construir a nossa rede de serviços, passo a passo. O tractor CF Electric está agora disponível para os clientes na Holanda, Bélgica e Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha. Consoante as infra-estruturas de carregamento de baterias locais e as possibilidades de pós-venda, serão consideradas vendas noutras partes da Europa”, explicou.

Estudo de viabilidade

A utilização do CF Electric ajudou os clientes a determinar o estudo de viabilidade de um camião eléctrico e a analisar o impacto da sua utilização no dia-a-dia. Nas primeiras semanas foi apenas utilizada uma parte limitada dos 100 km de autonomia do CF Electric, mas agora alguns operadores de transportes já conduzem cerca de 250 km por dia com o veículo. "Basta planear as viagens de forma inteligente", afirmou Richard Zink.

"A possibilidade de carregar rapidamente as baterias - com o equipamento certo, fica totalmente carregado em pouco mais de 30 minutos - significa que podem ser rapidamente conseguidos quilómetros adicionais, se necessário".

18 horas por dia, 7 dias por semana

Os clientes da DAF Jumbo, Simon Loos e Tinie Manders Transport da Holanda e Rhenus Group da Alemanha têm todos um CF Electric na sua frota. Também na Tinie Manders, o camião eléctrico é utilizado intensivamente: o tractor já percorreu mais de 30 mil km e circula sete dias por semana, das seis da manhã até à meia-noite. A maioria das viagens são curtas, na região de Eindhoven.

fe9069c0-b1ae-4eef-82a8-87ccfcc4ca61

"O CF Electric é tão fiável como qualquer outro camião DAF", afirma Eveline Manders, co-directora da Tinie Manders Transport. "Planear e conduzir um camião eléctrico requer uma mentalidade diferente. É necessário garantir que o percurso se adequa ao camião e não o contrário. Além disso, para uma utilização optimizada do camião, é importante poder efectuar o carregamento das baterias durante as operações de carga e descarga. Se considerar estes dois aspetos, o camião eléctrico pode ser uma excelente alternativa para a distribuição urbana."

c769102a-43ff-4c77-96fb-e95e9a4101a1

Recentemente, a DAF e a VDL Group anunciaram que quatro camiões de recolha de lixo CF Electric, totalmente eléctricos e com três eixos, ficarão operacionais para a recolha com "zero emissões" de produtos residuais em áreas urbanas.

Sobre o DAF CF Electric

O DAF CF Electric é um tractor 4x2 totalmente eléctrico, desenvolvido para aplicações de distribuição em áreas urbanas com reboques de um ou dois eixos e com peso bruto do veículo de até 37 toneladas.

O camião é baseado no DAF CF, o "Camião Internacional do Ano 2018", e é totalmente eléctrico graças à tecnologia E-Power da VDL. O centro do grupo motopropulsor inteligente é um motor eléctrico de 210 kW, alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade total de 170 kWh. O CF Electric tem uma autonomia de cerca de 100 km, o que o torna adequado para o transporte de volumes elevados em distribuição urbana.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.