Estudo da Hyundai desmistifica preocupações

07 dezembro 2019
10min.

A Hyundai realizou um estudo que revela que existem 36.750 formas diferentes de conduzir, demonstrando como o tipo de viatura que se conduz afecta o estilo de condução. Após a realização do inquérito a dois mil condutores , a Hyundai abordou os dez principais mitos sobre veículos eléctricos.

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A Hyundai fez um inquérito a 2.000 condutores do Reino Unido para explorar as opiniões acerca dos diferentes estilos de condução, das motorizações alternativas (AFV) e dos preconceitos relativos às viaturas eléctricas, uma vez que a sociedade está a transitar para o futuro da condução a zero emissões.

Quase um quinto dos proprietários de veículos a diesel e gasolina adiam a transição para os eléctricos, por se sentirem preocupados com o facto de terem de conduzir em condições climatéricas adversas como por exemplo durante uma tempestade de relâmpagos.

O interesse em motorizações mais ecológicas continua a crescer, com as vendas de viaturas totalmente eléctricas a apresentarem uma variação de 151% em outubro, à medida que os britânicos procuram reduzir a pegada de carbono e os custos de utilização. Apesar deste crescimento, e dos planos do Governo para descontinuar a comercialização de viaturas a diesel e gasolina até 2040, os mitos sobre as viaturas eléctricas (EV) permaneçam.

Um inquérito realizado com condutores de viaturas a combustão revelou que 22% destas pessoas não se sentiriam seguras a carregar um veículo eléctrico. Entretanto, 18% assumem que se sentiriam inseguros ao conduzir durante uma tempestade de relâmpagos e 12% não se sentiriam confortáveis em carregar o telemóvel numa viatura eléctrica. 

Apesar de circularem em Londres mais de 20.000 viaturas movidas a electricidade, 1.700 táxis eléctricos e ter a maior frota de autocarros eléctricos da Europa, também é na capital britânica que os condutores de viaturas a diesel e gasolina mais se preocupam com os supostos riscos da condução de zero emissões. 

Quase um terço dos londrinos mostrou medo de conduzir debaixo de relâmpagos, e um terço sentir-se-ia inseguro em conduzir com chuva. Comparativamente, em East Anglia, estas preocupações descem para apenas 11% da população.

A Hyundai levou a cabo esta primeira desmistificação de mitos com a OnePoll, enquanto a sociedade procura reduzir a pegada ambiental – com o sector automóvel a investir milhões para entregar ao mercado mais viaturas eléctricas, facilitando a transição para um futuro da condução a zero emissões. 

Dos 2.000 condutores de viaturas diesel, gasolina e de motorizações alternativas (AFV - AlternativelyFuelled Vehicle) que responderam a este inquérito da Hyundai, 56% afirmaram que o Governo está a agir corretamente, incentivando os condutores a mudar para AFVs até 2040.

Este inquérito prossegue outro estudo realizado pela marca onde 46% dos condutores apresentaram a ansiedade provocada pela autonomia da viatura como uma das principais preocupações na compra de viaturas eléctricas. Apesar dos britânicos conduzirem em média 32 quilómetros por dia e do Reino Unido afirmar orgulhosamente que tem mais postos de carregamento eléctrico do que estações de serviço. 

Os mitos podem estar relacionados com a falta de informação acerca das viaturas eléctricas, já que 28% dos inquiridos revelou que não sabe o suficiente acerca dos EV. 

“Foi fascinante ouvir alguns dos preconceitos que as pessoas ainda têm relativamente às viaturas eléctricas”, afirmou Sylvie Childs, Gestora de Produto Sénior da Hyundai Motor UK.

“Todos crescemos a ser ensinados que não se deve conjugar electricidade e água, mas tratando-se de veículos eléctricos, mas no que respeita aos EVs não há qualquer risco em conduzir durante uma tempestade de relâmpagos, são tão seguros como qualquer viatura a diesel ou gasolina. A autonomia destas viaturas ser um motivo de ansiedade também é interessante. Quando os veículos eléctricos foram lançados a sua autonomia era um problema que tinha de ser resolvido, hoje em dia já é possível percorrer cerca de 480 quilómetros com apenas um carregamento e este valor vai aumentar com o tempo. O Hyundai NEXO tem uma autonomia ainda maior com mais de 640 quilómetros e demora menos de 5 minutos a reabastecer com hidrogénio”, disse este responsável.

Sylvie Childs continuou: “Apesar destas preocupações, a nossa pesquisa, aliada com o crescimento de vendas, demonstrou que no Reino Unido existe uma grande procura por viaturas com zero emissões. Cabe-nos, a nós no sector automóvel, trabalhar em conjunto com o Governo e fornecedores de electricidade, para garantir que os condutores entendem o que é verdadeiramente ter uma viatura eléctrica. No inquérito descobrimos que todos nós temos formas diferentes de conduzir, porque existem muitos estilos de condução, mas podemos juntar-nos por uma única causa, a transição para um futuro da mobilidade mais limpa e com zero emissões,” concluiu.

A Hyundai é a única marca a disponibilizar 5 tipos de motorizações electrificadas diferentes, nomeadamente híbrida, plug-in, eléctrica, híbrido 48 volts e fuel cell, ao mesmo tempo que oferece viaturas a diesel e gasolina. A Hyundai está a lançar agora uma campanha de marca chamada “Drive Different”, que analisa as diferentes atitudes face à mobilidade ecológica, os seus impactos no estilo de condução e de que forma esta atitude muda com um AFV.

 

Os dez principais mitos

Após a realização de um inquérito a 2.000 condutores no Reino Unido, a Hyundai abordou os dez principais mitos e preocupações sobre veículos eléctricos, que aqui apresentamos.

1. A autonomia de uma viatura eléctrica perturba-o? Não entre em pânico! Um veículo electrificado percorre entre 150 a 300 quilómetros com um único carregamento e alguns dos modelos Hyundai vão ainda mais longe, até aos 482 quilómetros, como é o caso do Hyundai Kauai Electric.

2. Está preocupado em não encontrar locais para carregamento? Não esteja! Actualmente já é possível encontrar postos de carregamento em estações de serviço, centros comerciais, hotéis, parques de estacionamento públicos, estacionamento municipal e a rede está em constante evolução.

3. Considera as viaturas eléctricas muito caras? Pense novamente. Com opções cada vez mais acessíveis e competitivas e ainda a vantagem de ter menos peças para reparar ou substituir, os custos de utilização dos veículos eléctricos são significativamente mais baixos relativamente aos a diesel ou gasolina. 

 

4. Preocupado com a lentidão dos veículos eléctricos? Não é verdade! Estes veículos podem acelerar com a mesma rapidez, se não com mais, que os veículos a diesel ou gasolina. O Hyundai Kauai Electric, por exemplo, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos. 

5. Acha que não pode conduzir um veículo eléctrico durante a lavagem ou durante de uma tempestade de relâmpagos? É claro que não se deve conjugar electricidade e água. Contudo, quando se trata de uma viatura elétrica, é seguro fazer a lavagem normal da viatura, assim como não há nenhum risco extra ao conduzir durante uma tempestade de relâmpagos. 

6. Não há soluções suficientes no mercado? O mercado de viaturas eléctricas tem vindo a expandir. De facto, a Hyundai possui a maior gama de mobilidade eléctrica do mundo, incluindo as mais recentes viaturas, híbridas e de hidrogénio do mercado. 

7. Preocupa-o que as baterias das viaturas eléctricas estejam a aumentar a crise dos aterros? De facto, as baterias podem ser recicladas, assim como as baterias das viaturas a diesel ou gasolina. As células de viaturas eléctricas podem ser utilizadas para armazenar a energia solar e eólica, ou podem ainda ser desmanteladas para serem reutilizados os seus elementos mais valiosos.

8. Tem dúvidas em relação à segurança das viaturas eléctricas? Pode ter a certeza de que as viaturas eléctricas passam pelos mesmos testes e atendem aos mesmos padrões de segurança exigidos às viaturas a diesel ou gasolina. 

9. Preocupado com a assistência em viagem? Não há razão para isso! Agora a maioria destes prestadores de serviços também estão preparados para assistir viaturas eléctricas.

10. Acha que uma viatura eléctrica não será tão responsiva como uma viatura a diesel ou gasolina? Não vai ficar desapontado. Mal pressione o acelerador, a transição entre parado e em aceleração é instantânea.


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