Volvo entrega em 2020 autocarros eléctricos

07 novembro 2019
3min.

A cidade de Gotemburgo, Suécia, vai contar a partir do próximo ano, com mais 157 autocarros Volvo eléctricos, que a marca vai entregar à Transdev, naquela que é a maior encomenda única deste tipo de veículos na Europa.

---

São 157 os autocarros articulados eléctricos que a Volvo Buses vai entregar à empresa de transportes públicos, a Transdev, já a partir do próximo ano. Esta encomenda, a maior até hoje registada na Europa de uma só vez, vem contribuir para o decréscimo das emissões e do ruído, para além dos autocarros eléctricos poderem passar a operar em áreas ou zonas sensíveis com restrições especiais.

“É imensamente gratificante termos assegurado o maior pedido único de autocarros eléctricos da Europa, nada menos que 157 veículos. A Volvo é pioneira em electromobilidade e transporte público sustentável. Temos uma perspectiva holística do sistema para cidades que abrange veículos, serviços e infraestrutura de cobrança. Concentramo-nos em soluções que oferecem alta confiabilidade e altos níveis de serviço para operadores de rotas e passageiros. Esse grande pedido confirma que os autocarros eléctricos já são reconhecidos como uma solução sustentável e viável financeiramente para demandar necessidades de transporte público de alta capacidade”, referiu Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

Por seu turno, Gunnar Schön, CEO da Transdev Suécia, referiu que a Transdev “é hoje a principal operadora de autocarros eléctricos da Europa”, para continuar que “sabemos quais são os desafios da transição para a propulsão eléctrica. Portanto, temos sido extremamente minuciosos na escolha de um parceiro com uma abordagem holística, um parceiro capaz de fornecer autocarros e infraestrutura de carregamento a tempo e com excelente tempo de actividade”.

 

De referir todos os autocarros serão do recém-lançado modelo articulado eléctrico Volvo 7900. O Volvo Electric Articulated pode transportar 150 passageiros com um consumo de energia 80% menor que o de um autocarro a diesel correspondente. O Volvo Electric Articulated combina alta capacidade de passageiros com baixos custos operacionais. Os autocarros serão carregados nas estações de carregamento rápido ao longo das rotas, usando a interface de carregamento comum da indústria OppChargeTM, para garantir a operação mais eficiente possível. Além dos autocarros eléctricos, o pedido inclui, também, 27 autocarros Euro VI para operações regionais, movidos a biodiesel.

“Para nós, como fornecedor de mobilidade, é vital poder sempre oferecer aos passageiros um bom serviço e veículos funcionais, mas também é importante que nossos motoristas tenham um bom clima de trabalho. Os autocarros novos, em particular os eléctricos, silenciosos, não apenas resultam em cidades mais limpas, como também melhoram o ambiente de trabalho diário”, explica Gunnar Schön, CEO da Transved.

“A electromobilidade cria novas oportunidades de saída para o planeamento urbano, já que agora temos transporte público silencioso, livre de emissões e que pode operar mais próximo dos moradores da cidade. A Volvo pretende ser líder em aumento da electrificação e ser parceira de cidades que desejam implementar soluções de transporte público sustentáveis ​​a longo prazo para seus habitantes”, conclui por sua vez, Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.