Dachser reforça aposta em camião 100 por cento eléctrico

18 junho 2019
2min.

Transportes zero emissões na distribuição citadina. Esta é a clara aposta da multinacional de logística Dachser que acaba de integrar o camião 100 por cento eléctrico eActros – da Mercedes-Benz – na rota de distribuição e entrega de Estugarda, na Alemanha.

Dachser eActros

Implementado na rede Dachser pela primeira vez em 2018, este veículo de 18 toneladas irá circular no centro da cidade alemã, tendo autonomia de mobilidade para cerca de 200 quilómetros e capacidade para transportar entre quatro e cinco toneladas, dependendo do modelo, e com espaço para 18 paletes.

Com a implementação deste meio de transporte em Estugarda, a frota de veículos ecológicos Dachser está, agora, completa. A este nível, refira-se que a multinacional de logística conta com dois outros tipos de veículos com tecnologia powertrain, nomeadamente as bicicletas elétricas e o camião FUSO eCanter, um modelo compacto e totalmente elétrico, de sete toneladas e meia.

De acordo com Markus Maurer, general manager da Dachser em Estugarda, “O eActros será utilizado para transportar mercadorias diretamente aos clientes, servindo, ainda, como elo de ligação para o microhub de Heslach, um armazém de distribuição próximo do centro da cidade”. Refira-se que este modelo de camião, cuja produção em escala deverá ser iniciada em 2021, é sustentado em baterias de lítio de 240 kWh, que carregam em cerca de duas horas a 150 kW.

Uma rede de transportes ecológicos em crescimento 

O conceito inovador de logística urbana é conhecido como “Dachser Emission-Free Delivery”, a empresa de logística possibilita, assim, a distribuição e entrega de mercadorias sem causar qualquer dano ao meio ambiente.

Em dezembro de 2018, a empresa venceu a competição nacional alemã de logística urbana sustentável, organizada pelo Ministério Federal do Meio Ambiente e pela Agência Ambiental Alemã. Refira-se, ainda, que esta rede integrada de transportes zero emissões está a ser implementada noutras cidades europeias, como Berlim, Colónia, Paris e Málaga.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.