eCanter entregues em Berlim

15 dezembro 2017
3min.

As primeiras unidades do primeiro camião totalmente eléctrico a ser produzido em série já foram entregues e a Eurotransporte marcou presença no evento.

Entrega eCanter
Entrega eCanter
Entrega eCanter
Entrega eCanter
Entrega eCanter
Entrega eCanter

Entrega eCanter

O local escolhido, sendo o mote do evento «Ready to deliver», não poderia ter mais significado: A Estação de Berlim, antiga estação dos correios da cidade, foi o ponto de partida para os novos camiões de distribuição urbana da DHL, da DB Schenker, da Rhenus e da Dachser.

Os quatro gigantes da distribuição receberam esta quinta-feira os seus novos veículos, que irão tornar as respectivas frotas mais sustentáveis. A DHL, que terá seis Fuso eCanter, irá usar duas através da DHL Freight para transporte de carga industrial pesada de clientes empresariais e as restantes quatro serão para a entrega de bens a lojas e a clientes corporativos.

Já a DB Schenker pretende testar os camiões em condições reais e um dos três será para entrega e recolha de carga geral no coração de Berlim. O mesmo destino terão as entregas de mobília, material electrónico e equipamento desportivo pesado realizadas pela Rhenus nas suas três eCanter, enquanto que as duas unidades da Dachser farão as entregas de material em palete e carga geral ao cliente final.

As Fuso eCanter entregues podem transportar até 4,5t de carga útil, com as baterias a permitirem percorrer mais de 100km por cada carga, a uma velocidade máxima de 80km/h. No que toca a sistemas de segurança, contam com ABS, ESP e LDWS (assistente de faixa de rodagem).

Além das zero emissões, a Fuso e-Canter garante 30% a menos em custos de manutenção e potencial de economia de combustíveis de 1000 euros a cada 10 mil quilómetros, dependendo do preço local do gasóleo a e da electricidade. Traz também um sistema de alerta sonoro para pedestres, botão sem chave para ligar o veículo, sistema de recuperação para aumentar a quilometragem e um dispositivo interno de exibição de performances/estado da carga. Conta com motor eléctrico de imans permanentes de 129kW (binário máximo de 390Nm) e baterias de alta voltagem fabricadas pela Daimler AG, que carregam em nove horas a 200V (carregamento normal AC) e em 1h45 até 500V (Carregamento Rápido DC), fazendo nestas condições, 80% da carga numa hora.

Recorde-se que para os mercados europeu e norte-americano, a produção é inteiramente realizada na fábrica do Tramagal, em Portugal.

A Eurotransporte acompanhou esta entrega e traz-lhe a reportagem completa na próxima edição da revista.

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.