Alemanha já tem auto-estrada eléctrica para camiões

14 maio 2019
2min.

A eHighway da Siemens é, para já, apenas um projecto de teste, mas se for bem-sucedido, será alargado a outras auto-estradas.

Scania

O troço de 10km na A5, no estado de Hessen, na Alemanha foi adaptado para a recarga em movimento de camiões com motores eléctricos e pantógrafo. Trata-se de uma infra-estrutura que fornece energia de modo contínuo para veículos comerciais pesados. Pode ser integrado e operado na infra-estrutura rodoviária já existente sem um esforço significativo e combina a eficiência de um carril electrificado com a flexibilidade dos camiões, que usam a energia, mas mantêm a total mobilidade. Este sistema permite aos camiões utilizar energia reutilizável e pode contribuir para uma redução das emissões de CO2.  

O sistema de fornecimento de energia é baseado em tecnologia já testada na electrificação de carris. A catenária de dois pontos garante a fiabilidade da passagem de energia para o camião, mesmo a alta velocidade. O pantógrafo transmite a energia desde as linhas superiores até ao motor eléctrico do camião eHighway, podendo ser conectado e desconectado em velocidades dos 0 aos 90 km/h. Não há qualquer diferença na condução entre um camião convencional e este pesado – que precisa de ter o sistema da Siemens instalado no tejadilho -, uma vez que o pantógrafo activo compensa as mudanças de posição na faixa, desligando-se automaticamente caso haja alguma manobra evasiva ou se os indicadores de mudança de direcção forem accionados.

eHighway

Nestas estradas electrificadas, os motores eléctricos dos camiões eHighway andam graças às linhas de energia superior e ao pantógrafo activo. Nas restantes secções da estrada, estes veículos têm uma condução híbrida, dependendo dos objectivos e dos requisitos dos clientes: motores de combustão interna, soluções a bateria, fuel cell, tudo pode ser implementado. Os motores eléctricos dos camiões eHighway permitem também recuperar energia na travagem.

Trata-se de uma solução que visa reduzir os custos operacionais e as emissões do transporte de bens.


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