Dois DAF CF Eléctricos para a Rhenus Logistics na Alemanha

10 maio 2019
6min.

A DAF Trucks entregou dois camiões totalmente eléctricos à empresa Contargo na Alemanha. A Contargo é uma filial detida a 100% pelo grupo líder internacional Rhenus.

DAF Trucks entregou dois camiões totalmente eléctricos CF à Rhenus, na Alemanha

Os camiões DAF CF Eléctricos possuem tecnologia E-Power de VDL e são utilizados para o transporte de contentores para os terminais na área do Baixo Reno alemão. Os dois camiões entregues à Contargo tratam-se dos primeiros camiões DAF CF Eléctricos à disposição em território alemão e o 6º e 7º a participarem numa extensa prova de campo.

Richard Zink, Director de Marketing e Vendas e membro do conselho de administração da DAF Trucks, entregou a chave do CF Eléctrico a Michael Viefers, membro do conselho do grupo Rhenus. O grupo Rhenus é uma empresa logística global especializada na logística de contratos, logística de carga e logística portuária. Tem uma facturação de € 4,8 mil milhões, mais de 610 escritórios em todo o mundo e emprega 29 000 colaboradores. Os dois camiões CF Eléctricos integram a frota do especialista em contentores trimodais, a Contargo, detida a 100% pelo grupo Rhenus, a qual lida com um volume de 2 milhões de contentores por ano.

Camiões eléctricos para áreas urbanas

“É claro que o sector dos transportes está à beira de uma grande transformação” afirma Richard Zink. “Optar pelo melhor caminho” é o objectivo da Contargo e eu estou extremamente orgulhoso de podermos apoiá-los nesta missão conduzindo-os, ainda mais, ao sucesso com os dois camiões CF Elétricos. Este é o “melhor caminho” uma vez que os camiões eléctricos converter-se-ão, na norma, nas áreas urbanas, um pouco por toda a Europa.

Zink continua, afirmando: “Estamos muito satisfeitos por podermos ampliar a nossa experiência com os camiões eléctricos em colaboração com companhias de renome como a Rhenus. Os dados que recolhemos sobre tecnologia e desenvolvimento operacional integrarão as especificações dos modelos de produção finais assegurando assim que se ajustam perfeitamente aos requisitos do mercado”.

“Um passo importe para a descarbonização”

“Estamos muito orgulhosos por sermos um dos primeiros a conduzir estes camiões DAF pioneiros”, afirma Jürgen Albersmann, Director Geral da Contargo. “Um dos nossos objetivos é estarmos descarbonizados até 2050. Estes camiões representam um passo importante em direção a este objetivo ambicioso”. 

Entrega local de contentores

Os camiões eléctricos da DAF CF terão a sua base de operações em Duisburg e serão utilizados para as entregas locais de contentores integrando a frota de camiões convencionais da Contargo. A gestão destes camiões será efectuada pela Rhenus Trucking atuando como prestador de serviços para a Contargo.

 

Sobre o DAF CF Eléctrico

O camião DAF CF Eléctrico é um tractor (4×2) totalmente eléctrico desenvolvido para o transporte rodoviário de mercadorias até 37 toneladas em áreas urbanas onde os reboques de eixo simples ou duplo são a norma.

O veículo é baseado na nomenclatura DAF CF, denominado 'International Truck of the Year 2018', completamente eléctrico utilizando a tecnologia E-Power de VDL. O cerne da sua força motriz é um motor eléctrico de 210 kW alimentado por una bateria de íons de lítio com uma capacidade total atual de 170 kWh. O CF Eléctrico tem um alcance até 100 quilómetros, dependendo do peso da sua carga, sendo um veículo adequado para o transporte de grandes volumes, sem emissões, em áreas urbanas. As baterias têm uma carga rápida de 30 minutos e uma carga completa de apenas uma hora e meia.

 

DAF CF Electric - Especificacões técnicas

Peso do camião                                                        9.700 kg

Motor eléctrico                                                           210 kW

Torque                                                                    2,000 Nm

Capacidade da bateria                                             170 kWh

Autonomia dos veículos totalmente cargados            até 100 km

Tempo de carga rápida                                            30 minutos

Carga completa                                                       1.5 horas

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.