Repsol inaugura o primeiro ponto de recarga ultra-rápida

23 abril 2019
4min.

A instalação, localizada na estação de serviço da Repsol em Lopidana (Álava), permite a recarga de veículos eléctricos compatíveis entre 5 e 10 minutos, semelhante ao que acontece no reabastecimento convencional.

repsol logo

A Repsol inaugurou o primeiro ponto de recarga ultra-rápida para veículos eléctricos da Península Ibérica e um dos primeiros no Sul de Europa. A instalação, localizada na estrada N-I em Lopidana (Álava), permite recarregar a bateria de veículos compatíveis, entre 5 e 10 minutos, semelhante ao que acontece no reabastecimento convencional.

O novo sistema de recarga ultra-rápida representa um grande avanço para o uso de veículos eléctricos como um meio de transporte interurbano. O sistema está localizado na estação de serviço Repsol e tem uma potência máxima de 700 quilowatts (kW), que pode ser dividida entre seus quatro polos de abastecimento, dependendo da capacidade das baterias do veículo. Assim, pode ser configurado para oferecer 350 kW simultaneamente a dois veículos ou para recarregar quatro com 175 kW cada.

No acto de inauguração estiveram presentes o Conselheiro Delegado da Repsol, Josu Jon Imaz, o Presidente da Ibil, Emiliano López Atxurra, a Conselhiera de Desenvolvimento Económico e Infraestructuras do Governo Basco, Arantxa Tapia, o Deputado Geral de Álava, Ramiro González, e o Presidente da Câmara de Vitoria-Gasteiz, Gorka Urtaran, entre outras autoridades.

Para Josu Jon Imaz, “ter este ponto de recarga permite que a Repsol seja uma referência na mobilidade na Península Ibérica, onde já participa na maior rede pública de recarga de electricidade em Espanha".

A Conselheira de Desenvolvimento Económico e Infraestructuras do Governo Basco, Arantxa Tapia, afirmou que “este é um passo importante no processo de descarbonização e incentivo à mobilidade elétrica que está a ser levado a cabo pelo Governo Basco, que tem consciência de que esta transição de forma ordeira e realista é necessária”.

Por seu lado, o Presidente da Ibil, Emiliano López Atxurra, destacou que “esta é a prova fiel de que as coisas são feitas, não são pregadas. A Repsol e a EVE, ao criarem a Ibil há dez anos, tomaram a decisão de levarem a cabo a realização de um produto nacional de desenvolvimento industrial e tecnológico.”

A Repsol tem previsto disponibilizar esta tecnologia de última geração em quatro outras estações de serviço da sua rede durante o ano de 2019. Além disso, a empresa possui 31 pontos de recarga rápida nos seus postos de abastecimento e participa no Ibil, uma rede com mais de 1.700 pontos, dos quais 200 são de acesso público.

O ponto de recarga ultra-rápida de Lopidana foi instalado por Ibil, empresa constituída pela Repsol e o Ente Vasco da Energía (EVE) com o objetivo de desenvolver tecnologia, serviços e capacidades na área de recarregamento eléctrico, que é operado e será mantido pela mesma empresa. Para que todos os veículos elétricos existentes no mercado possam utilizar esta infraestrutura, os novos pontos incorporam o padrão de recarga Combo CCS (até 350 kW) e CHadeMO (até 100 kW).

Existem diferentes tipos de recarga em função da potência do ponto de alimentação, que, juntamente com as características do próprio veículo, determinam a velocidade de carregamento da bateria. Assim, num ponto de recarga ultra-rápido, que varia de 175 kW a 350 kW, pode ser recarregada 80% de uma bateria de 40 kWh em cerca de 5 a 10 minutos, para percorrer aproximadamente 270 km (i). Num ponto rápido, 50 kW, esse tempo é de ~ 30 minutos, enquanto que em um semi-rápido, 22 kW, leva 1,5 horas.

A instalação de Lopidana faz parte do projecto europeu E-VIA FLEX-E, que inclui a implantação de uma rede piloto de 14 instalações similares nos corredores de transporte europeus em Espanha, França e Itália. A iniciativa procura partilhar as melhores práticas para o arranque deste tipo de infraestruturas e as experiências técnicas decorrentes da sua instalação, manutenção e operação.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.