Mercedes-Benz Vans aposta na propulsão eléctrica

10 dezembro 2017
16min.

A divisão Mercedes-Benz Vans planeia equipar todos os seus modelos de veículos comerciais ligeiros com propulsão eléctrica.

Mercedes eVito

Esta iniciativa irá começar com o modelo eVito de média dimensão, que está agora disponível para encomenda na Alemanha e com entregas previstas para o início do segundo semestre de 2018. Em Portugal, está previsto para entrega em 2019.

A Mercedes-Benz, líder no fabrico de comerciais ligeiros, apresentou a sua estratégia holística de implementação de cadeias cinemáticas eléctricas durante o workshop eDrive@VANs em Berlim. O foco não estava apenas centrado no próprio comercial ligeiros eléctrico, tendo sido também abordado o ecossistema tecnológico, concebido especificamente à medida das necessidades das actividades de negócio dos clientes. Uma estratégia holística baseada em cinco pilares fundamentais fornece uma solução inovadora de sistema integrado, que abrange toda a cadeia de valor da utilização do veículo comercial. Para cumprir este objectivo, a cocriação com o cliente desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do produto, integrando no processo de desenvolvimento o parceiro estratégico e os seus conhecimentos do sector. O novo eVito é o primeiro veículo de produção em série que foi desenvolvido utilizando esta abordagem estratégica.

"Estamos convencidos sobre a necessidade de instalação de cadeias cinemáticas eléctricas nos nossos comerciais ligeiros, especialmente nas aplicações para os centros urbanos. Desta forma, a electrificação dos modelos comerciais não é um fim em si mesmo, mas antes o seguimento dos mesmos princípios aplicados a um motor convencional no que diz respeito a rentabilidade. Com a nossa iniciativa eDrive@VANs, estamos a mostrar que, apenas as soluções abrangentes de mobilidade que incluam mais do que a própria cadeia cinemática, representam uma alternativa real para os clientes de veículos comerciais. O eVito é o ponto inicial que posteriormente será seguido pela nova geração do nosso Sprinter e pelo Citan", afirma VolkerMornhinweg, Director da divisão Mercedes-Benz Vans.

Comerciais ligeiros eléctricos Mercedes-Benz – adequados para uma utilização no dia-a-dia, económicos e específicos para cada sector

Uma frota de veículos comerciais deve ter capacidade para cumprir as necessidades de transporte, de forma económica e competitiva – este princípio aplica-se independentemente do tipo de cadeia cinemática. Se o objectivo da electrificação dos modelos for o de concorrer com o clássico motor de combustão interna em condições idênticas, será necessário algo mais do que os parâmetros económicos certos como os custos de aquisição e operação dos veículos. Considerando o custo total de propriedade, a integração de uma robusta infra-estrutura de carregamento é tão importante quanto uma gestão abrangente de serviço e de manutenção.

Programa de lançamento atractivo para o eVito de média dimensão

A divisão Mercedes-Benz Vans planeia electrificar todos os seus modelos comerciais ao longo dos próximos anos, sendo o eVito o modelo escolhido para o arranque da iniciativa. O segundo modelo de produção em série totalmente eléctrico da Mercedes-Benz Vans após o 2010 Vito E-Cell, tem um preço base de 39,990 euros (na Alemanha, excluindo IVA). A exclusiva fase de pré-encomenda do comercial ligeiro de média dimensão iniciou-se esta semana na Alemanha. O lançamento de mercado está previsto para o segundo semestre de 2018. As primeiras 1000 encomendas no microsite www.jetzt-elektroVAN.mercedes-benz.de também serão premiadas com um pack de serviço que inclui a Wallbox. O eVito será seguido pelo lançamento do eSprinter em 2019. O portfólio será complementado pelo Citan. A gama de modelos comerciais equipados com cadeia cinemática elétrica irá abranger todos os requisitos das pessoas ligadas ao transporte de bens.

Mercedes eVito

A estratégia de mobilidade eléctrica da Mercedes-Benz Vans é baseada em cinco pilares fundamentais – um ecossistema holístico, especialização no sector, rentabilidade, cocriação e transferência de tecnologia:

1 - O ecossistema holístico aumenta o desenvolvimento do veículo
Um modelo eléctrico de tamanho único e não personalizável para comerciantes, serviços de correio e transporte de pessoas, não tem futuro a longo prazo. É por esta razão que a Mercedes-Benz Vans procura criar soluções integrais à medida com base no aconselhamento especializado. O diálogo entre clientes e especialistas da Mercedes-Benz Vans irá permitir a adaptação individual de conceitos de operação para cumprir as necessidades dos sectores, do tamanho da frota, do perfil de condução e também dos pré-requisitos estruturais para criar uma infra-estrutura de carregamento dedicada nas instalações da empresa. Desta forma, o aconselhamento fornecido abrange muito mais do que a escolha das versões certas dos veículos e dos detalhes do equipamento específico do sector em análise. A utilização das soluções de conectividade específicas para veículos eléctricos assim como do financiamento e dos conceitos de mobilidade, também serão tratados na fase prematura do planeamento. A rede de concessionários da Mercedes-Benz Vans oferece elevada qualidade, serviço em todo o território nacional e gestão da manutenção e de serviço 24 horas por dia. Este ecossistema inclui os seguintes elementos:

- Infra-estrutura de carregamento robusta e inteligente
- Soluções de conectividade para a obtenção de informação sobre o estado de carga, autonomia da bateria e óptimo planeamento do percurso em tempo real
- Consultadoria: AppeVAN Ready e ferramenta TCO para a análise do comportamento de condução e dos custos gerais
- Veículos de aluguer para os períodos de maior necessidade
- Programa de formação de motoristas para frotas de veículos elétricos


A formação de colaboradores é particularmente crucial para a utilização eficiente de um comercial ligeiro eléctrico durante as actividades diárias de negócio, pois um estilo de condução adequado poderá influenciar positivamente a autonomia máxima.

2 - Elevado nível de especialização no sector para a escolha do produto certo
Como pioneira no desenvolvimento de veículos eléctricos de bateria – o comercial ligeiro MB 100 era movido por um motor eléctrico em meados dos anos 90 – a Mercedes-Benz Vans combina a experiência adquirida ao longo de duas décadas com uma abrangente especialização no sector, resultante das actividades diárias de vendas e de marketing. Mais ainda do que no caso da utilização por clientes particulares, os veículos utilizados para fins comerciais devem ser exactamente concebidos à medida da sua respectiva utilização. Os diversos tipos de comércio e de serviços, os fornecedores de serviços de correio ou de entrega de encomendas e as empresas envolvidas no transporte público ou privado de pessoas, pretendem soluções bastante diferentes. Ao começar com o modelo Vito e aplicar em 2019 a mesma estratégia ao Sprinter, a Mercedes-Benz Vans irá oferecer veículos eléctricos versáteis e flexíveis, que durante o processo de compra podem ser adaptados ao nível da autonomia e do equipamento de gestão de carga, para adequar o veículo à utilização específica pretendida. O novo eVito irá incorporar esta grande versatilidade a partir do lançamento de mercado.

3 - Foco centrado na rentabilidade e no custo total de propriedade (TCO)
No que diz respeito aos custos operacionais (custo total de propriedade), o novo veículo oferece características idênticas ao do Vito a diesel. O maior preço de compra é compensado pelos menores custos de energia e de manutenção e também pela poupança fiscal. O enquadramento apropriado, como o atractivo preço da electricidade, é um pré-requisito. O rápido desenvolvimento da tecnologia das baterias promete que, no futuro, os veículos equipados com motor eléctrico serão amortizados mais rapidamente do que os equipados com motores de combustão interna, e irão oferecer diversos benefícios comerciais e ambientais. Além disso, a abordagem holística e o fornecimento de um completo ecossistema eDrive, reduz significativamente os custos operacionais ao longo de todo o ciclo de vida comparativamente às soluções individuais e oferece aos clientes benefícios e valor comercial acrescentado.

4 - Cocriação com o cliente, um novo ponto focal de desenvolvimento
A electrificação da gama de modelos é acompanhada por uma mudança de paradigma no desenvolvimento – sendo a cocriação com o cliente o factor central. Por exemplo, os clientes estratégicos, como a empresa Hermes que presta serviços de logística, e os seus requisitos específicos, são integrados directamente no desenvolvimento contínuo dos veículos eléctricos e dos serviços. A Hermes e a Mercedes-Benz Vans firmaram um acordo de cooperação no início deste ano e irão entrar numa fase de testes em Hamburgo e em Estugarda no início de 2018. A frota de veículos elétricos que será utilizada na entrega de encomendas, será subsequentemente implementada noutras áreas urbanas e irá atingir um total de 1,500 modelos eléctricos Vito e Sprinter até 2020. A cooperação estratégica também inclui um trabalho conjunto para gerar um conceito de infra-estrutura de carregamento eficiente nos centros de logística da Hermes, e serviços informáticos para o óptimo controlo da frota de veículos eléctricos. Além disso, todo o processo de distribuição será acelerado através de sistemas de carregamento automatizado dos espaços de carga que facilitam o carregamento e o descarregamento da carga.

A Mercedes-Benz Vans está a trabalhar com os seus clientes para dirigir o processo de inovação nas soluções de fim da cadeia de distribuição e não apenas nas soluções para o sector de transporte de correio e de entrega de encomendas. "Os resultados da cocriação com o cliente para soluções e fim da cadeia de distribuição podem ser transferidos para outros sectores. No fim do dia, todos os clientes poderão beneficiar desta transferência de conhecimento e de tecnologia", esclarece Mornhinweg.

5 - Transferência de conhecimento e de tecnologia do Grupo Daimler
A aplicação das promessas de marca fundamentais da Mercedes-Benz Vans é independente do tipo de cadeia cinemática – a ergonomia, a segurança do posto de trabalho, o conforto e a segurança em geral também não poderão ser comprometidas no futuro. O veículo também deve ser atractivo para os motoristas, que o utilizam diariamente. Para garantir estes atributos de referência, a Mercedes-Benz Vans baseia-se em comprovados conceitos de veículos, aperfeiçoando-os adicionalmente com uma cadeia cinemática totalmente eléctrica desenvolvida internamente. Isto é conseguido através da utilização dos vastos recursos tecnológicos da Daimler AG. A adopção de elementos modulares com um elevado grau de maturidade, a partir do desenvolvimento de veículos ligeiros de passageiros, garante uma excelente qualidade. O Grupo está a investir fortemente na mobilidade eléctrica e a utilizar sistematicamente as sinergias entre as divisões de veículos ligeiros de passageiros e de comerciais ligeiros. Deutsche Accumotive – uma subsidiária da Daimler sedeada em Kamenz, na proximidade de Dresden – fornece as baterias para o eVito. Os diferentes sistemas de carregamento de baterias e tamanhos das baterias estabelecem novas referências em economia e na relação custo/benefícios. Além do elevado investimento noutras áreas do Grupo, ao longo dos próximos anos a Mercedes-Benz Vans irá investir adicionalmente 150 milhões de euros na electrificação do seu portfólio de veículos comerciais.

Mercedes eVito

O novo eVito – autonomia de cerca de 150 km, velocidade máxima de 120 km/h, carga útil superior a 1000 kg e um volume de carga de até 6.6 m3

Com a instalação de uma bateria com uma capacidade de 41.4 kWh, a autonomia do novo eVito irá rondar os 150 km. Mesmo quando sujeito a condições desfavoráveis, como por exemplo, a baixa temperatura ambiente e totalmente carregado, terá uma autonomia de 100 km. Desta forma, o comercial ligeiro de média dimensão está perfeitamente configurado para ser utilizado no centro da cidade por empresas de distribuição, comerciantes e operadores de transporte público. A bateria pode ser totalmente carregada em cerca de seis horas. O motor produz uma potência de 84 kW e um binário máximo de até 300 N.m. No que diz respeito à velocidade máxima, o cliente poderá optar entre duas opções: uma velocidade máxima de 80 km/h preenche todos os requisitos no trânsito citadino e zonas urbanas e permite conservar energia e aumentar a autonomia. Se for necessária uma maior velocidade máxima, o cliente poderá seleccionar uma velocidade máxima de até 120 km/h.

Inicialmente, será possível encomendar o eVito e seleccionar uma das duas versões distâncias entre-eixos. A versão de distância entre-eixos longa tem um comprimento total de 5,140 mm, enquanto a versão extra longa mede 5,370 mm. O modelo eléctrico demonstra a sua aptidão para uma utilização diárias e com um generoso espaço de carga. Pode acomodar uma máxima carga útil de 1,073 kg e um máximo volume de carga de 6.6 m3. A instalação da bateria por debaixo do veículo contribui para a utilização ilimitada de todo o espaço de carga. O peso bruto admissível do veículo é de 3,200 kg.

O próximo marco importante na futura iniciativa estratégica adVANce

Com a futura iniciativa estratégica adVANce lançada no Outono de 2016, a Mercedes-Benz Vans conduz a transição de um puro fabricante de veículos para um fornecedor de soluções de mobilidade abrangentes. A reorientação estratégica é também uma resposta aos principais desafios das actuais mega tendências – crescente urbanização com crescentes níveis de trânsito nas áreas urbanas, requisitos mais exigentes relativamente à qualidade do ar e a procura por uma mobilidade sustentável. Ao abrigo da estratégia adVANce, a marca Mercedes-Benz irá investir cerca de 500 milhões de euros até 2020 na integração de uma vasta gama de soluções de conectividade nos seus comerciais ligeiros, soluções inovadoras de hardware para o sector de comerciais ligeiros e novos conceitos de mobilidade.

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