A Ford desvendou a nova Transit Smart Energy Concept, uma proposta inédita de um minibus de 10 lugares, que está a ajudar a companhia a explorar soluções com vista à maximização da eficiência energética e autonomia nos futuros veículos electrificados.
Enquanto um estudo conclui que 40 por cento dos europeus afirmam que o próximo veículo a comprar deverá ser, muito provavelmente, eléctrico, a distância que os condutores podem percorrer com um veículo, com uma simples carga das suas baterias eléctricas, continua a ver-se fortemente condicionada pela utilização dos sistemas de aquecimento nos habitáculos. Pesquisas demonstram que o uso de sistemas de climatização num veículo equipado com baterias eléctricas pode reduzir a autonomia até aos 50 por cento em situações meteorológicas mais frias.
Comparativamente aos veículos de transporte de mercadorias, os veículos com múltiplos ocupantes, como os minibuses, requerem uma maior utilização de energia para alcançarem temperaturas confortáveis no habitáculo. Essa energia é fornecida através de uma bateria de elevada voltagem, que apresenta um desafio significativo para a autonomia desse veículo.
Demonstrado, pela primeira vez, na recente experiência especial “Go Further” de Amesterdão (Holanda), o estudo Transit Smart Energy Concept, 100 por cento eléctrico e já plenamente operacional, garante uma autonomia de 150 quilómetros a partir de uma carga de 4 horas, permitida por um conjunto de inovações ao nível da poupança e da produção de energia, recorrendo-se, por exemplo, a painéis solares e a sistemas de recuperação de calor, para a alimentação da mecânica.
“Com as recorrentes aberturas de portas, numa grande área onde é necessário manter-se temperaturas confortáveis e uma grande zona de carga, um minibus apresenta o maior desafio para com a maximização da autonomia de um veículo a baterias eléctricas, razão pela qual optámos pela nova Transit Smart Energy Concept,” disse Kilian Vas, Líder de Projecto, Arquitectura de Veículos, da Ford Europa “Ao desenvolvermos este concept, encontrámos um leque de modos inteligentes para economizar energia, no que poderá ajudar a melhorar ainda mais a experiência dos clientes com veículos electrificados no futuro.”
Desenvolvido por uma equipa de engenheiros do Centro Técnico de Merkenich (Alemanha), da Ford, Transit Smart Energy Concept recorre à mesma tecnologia empregue nas StreetScooter WORK XL, outro projecto de veículos comerciais assente num chassis Ford Transit equipado com uma mecânica a baterias eléctricas, com vista a alcançarem-se emissões zero.
Entre as inovações empregues em matéria de poupança e armazenamento de energia, testadas pela primeira vez, integram-se:
O condutor pode controlar o estado da temperatura de todos os bancos dos passageiros, a partir de um ecrã do tipo tablet que está instalado na consola central, o qual também apresenta um resumo das poupanças energéticas. Dois ecrãs montados atrás do condutor permitem aos passageiros acompanhar a localização geográfica do veículo, encontrar pontos de interesse e aceder a notícias e actualizações meteorológicas.
Estão planeadas futuras interacções deste concept de modo a permitir ao condutor controlar o aquecimento e arrefecimento individual de cada banco e desactivar o sistema em lugares que não estejam ocupados. Estará também disponível a detecção automática de passageiros, solução inspirada nas actuais tecnologias de implantação de airbags.
A Ford prevê iniciar os testes de estrada com a Transit Smart Energy Concept no decurso do presente ano, logo após terminar os testes em túnel de vento, uma vez que a companhia pretende desenvolver novas estratégias com vista a melhorar a performance e a autonomia dos veículos electrificados. No início do presente ano, a companhia anunciou que todas as gamas de modelos Ford, a partir do novo Focus, iriam incluir uma opção electrificada, decisão que abarca novos modelos e novas versões de modelos existentes. Do Fiesta à Transit, haverá uma versão mild-hybrid, full-hybrid, plug-in hybrid ou 100 por cento eléctrica.
Na experiência “Go Further” da semana passada, a Ford anunciou o lançamento de uma Transit van totalmente eléctrica*, com agendamento comercial para 2021, sendo um exemplo de um total de 16 modelos Ford electrificados que ali foram desvendados, grupo onde se inclui o SUV Explorer Plug-In Hybrid, o novo SUV Kuga nas versões EcoBlue Hybrid, Hybrid e Plug-In Hybrid, e a nova Tourneo Custom Plug-In Hybrid de transporte de passageiros.
A Transit serve de base à van eléctrica StreetScooter WORK XL operada pela Deutsche Post, produzida em Colónia, sede da Ford Europa (Alemanha). A Ford está ainda a realizar testes com furgões Transit Custom Plug-In Hybrid em Londres (Reino Unido), Colónia e Valência (Espanha), tendo em vista a melhoria da qualidade do ar e o aumento da produtividade.
PR