Irizar ie truck, o inovador camião eléctrico

14 março 2019
2min.

AA Irizar dá um passo mais na aposta pela mobilidade urbana sustentável e incorpora na sua gama de produtos zero emissões o Irizar ie truck.

JAZ_763549
JAZ_761496

JAZ_763549

Trata-se de um inovador camião eléctrico que dá resposta a diferentes necessidades do mercado e que permite circular por cidades e ambientes urbanos, sem gerar contaminação atmosférica nem acústica.

A Irizar apresentou o camião eléctrico, na primeira edição do Sustainable Urban Mobility Congress SUM que se realizou em Bilbao de 20 a 23 de Fevereiro.

Esta plataforma é fruto de um projecto pesquisa e investigação desenvolvido conjuntamente com o Grupo FCC, líder mundial de Serviços Ambientais, Gestão Integral de Água e desenvolvimento e construção de infra-estrututuras e outros centros tecnológicos.

Os principais atributos que caracterizam esta inovação do Grupo Irizar é o desenho de vanguarda, a segurança, rendimento, condução e uso do veículo. O ie truck foi concebido para circular tanto em ambientes urbanos como interurbanos sem gerar contaminação atmosférica ou acústica. O seu baixo nível de ruído permite realizar trabalhos durante a noite, reduzindo o trânsito nas horas de maior congestionamento. No que diz respeito à estética, apresenta um desenho futurista, atractivo e acessível.

O conforto e a segurança têm sido essenciais para o desenvolvimento do posto do condutor, onde prima a ergonomia e um bom campo de visão. A posição baixa do assento do condutor, a amplitude do pára-brisas frontal e dos vidros laterais, assim como alcance ergonómico de todos os comandos, controlos e ecrã, são as características onde a marca fez finca-pé.

A cabine foi desenvolvida exclusivamente para aplicações urbanas e tem capacidade para 4 pessoas, com apenas um degrau de acesso. A unidade apresentada é uma versão 6x2 de 8 metros, com capacidade para rebocar 18 toneladas.

O veículo dispõe de função de travagem regeradora, aproveitando a energia cinética do veículo ao máximo.

O ie truck é uma versão eléctrica com extensor de bateria de GNG, o que permite circular em modo eléctrico nas cidades, com possibilidade de prolongar a autonomia e aumentar as horas de trabalho com um motor que funciona a gás natural.

A versão totalmente eléctrica, de zero emissões, está a ser desenvolvida em diversas variantes.

A comercialização está prevista para os próximos meses.

 

 

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.