Porsche confia no MAN eTGM

18 dezembro 2018
4min.

O camião eléctrico da MAN eTGM é utilizado nas transações entre o parceiro de logística LGI Logistics Group International GmbH e a fábrica da Porsche, e evita um total de mais de 30.000 kg de CO2 por ano.

A Porsche recebe o primeiro MAN eTGM na Alemanha (à direita) Albrecht Reimold, membro do Conselho de Produção e Logística da Porsche AG, Eckhard Busch, Director Adm

Limpo e silencioso para a fábrica: a Porsche confia num MAN eTGM totalmente eléctrico para logística de entrega, para a fábrica de Estugarda-Zuffenhausen. É o primeiro veículo eléctrico na Alemanha a ser utilizado de forma tão frequente. De agora em diante, o veículo zero emissões e silencioso de 32 toneladas aumenta a frota de logística de produção em Estugarda-Zuffenhausen. Actualmente, a sede da Porsche está em preparação para a produção do primeiro Porsche totalmente eléctrico. Com a eleição do eTGM pela Porsche, a MAN atinge um novo marco no seu percurso para a mobilidade eléctrica, que permite projectar a produção de uma primeira pequena série do MAN eTGM, a partir de 2019.

"Com a integração do eTGM na logística de produção, a Porsche avança mais um passo no objectivo “Fábrica de Impacto Zero”, explica Albrecht Reimold. Por trás disso está a abordagem ambientalmente consciente de que - mesmo considerando toda a cadeia de valor - a empresa não deixa qualquer pegada ecológica. O caminho para uma "Fábrica de Impacto Zero implica numerosos critérios e medidas, por exemplo a Porsche tem usado exclusivamente energia de fontes renováveis em todos os locais de produção. A logística ferroviária dos locais de produção é igualmente operada com electricidade natural, sem excepção. Além disso, a Porsche está cada vez mais a integrar veículos eléctricos na sua logística – veículos comerciais, camiões e empilhadores.

O camião eléctrico é um MAN TGM 18.360 E 4x2 LL. A designação do modelo revela a sua classificação na classe de peso, de 18 toneladas no trator, enquanto o veículo inteiro incluindo um semi-reboque, foi projetado para ter um peso total de 32 toneladas. O número 360 representa a potência do eTruck de 360 CV. O armazenamento de energia é fornecido por baterias de iões de lítio com uma capacidade de armazenamento de 149 kWh. Isso significa que o camião eléctrico alcança 130 km. "Com o MAN eTGM, os veículos comerciais eléctricos deram um grande passo em direcção à maturidade da série e agora podem desempenhar com confiança as operações do dia-a-dia.", explica o Dr. Manuel Marx, Chefe de Desenvolvimento de Veículos da MAN. Além da redução de ruído e neutralidade de emissões CO2, os pontos fortes dos veículos elétricos incluem também menor desgaste e manutenção - graças à recuperação do acionamento eléctrico, ou seja, recuperação de energia durante a travagem, o que significa que o veículo abranda sem o uso de travões mecânicos e, consequentemente, sem desgaste.

O veículo comercial movido a electricidade é usado no percurso de entregas, numa rota de quase 19 Km entre Freiberg, no Neckar, local de operação do parceiro logístico LGI Logistics Group International GmbH, e a fábrica da Porsche em Estugarda-Zuffenhausen. No total, o uso do eTGM evita mais de 30.000 Kg de CO2 por ano. 

É também em Freiberg, onde a estação de carregamento foi instalada. É um primeiro modelo da nova infraestrutura de carregamento rápido, que a Porsche Engineering também desenvolveu para a futura rede de carregamento rápido, operada pela empresa conjunta Ionity. Para esta aplicação logística, o poder de carga é projectado para um máximo de 150 kW/h. Isso permite carregar o eTGM para mais 100 Km de autonomia em apenas 45 minutos. A estação de carregamento - como em todas as estações de carregamento da Porsche - será alimentada exclusivamente por electricidade natural, proveniente de recursos renováveis.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.