Porto de Leixões com recorde histórico

24 janeiro 2018
1min.

Nunca o Porto de Leixões movimentou tanta mercadoria. Em 2017 foram transportadas 19,5 milhões de toneladas de carga, mais 1,2 milhões do que em 2016.

porto de leixões

Estes valores representam um aumento de 8% face ao ano anterior e um novo máximo histórico que ultrapassa, em 725 mil toneladas, o recorde alcançado em 2015.

Também o movimento de granéis líquidos e de carga ro-ro atingiram valores nunca antes vistos, ambos com um incremento de 18% face a 2016. No ro-ro foi superada, pela primeira vez, a barreira de um milhão de toneladas.

Mantendo a trajectória de crescimento do ano anterior, Leixões apresentou uma média mensal superior a um milhão e meio de toneladas movimentadas (1 626 366), com os meses de Maio e de Outubro a contribuírem de forma expressiva para o sucesso do balanço de mercadorias.

Relativamente às principais mercadorias exportadas em 2017 a partir daquele que é o porto mais preponderante do norte do país, destacam-se a carga contentorizada, os produtos refinados diversos, o ferro/aço e também o granito.

No que diz respeito às principais mercadorias importadas, salientam-se o petróleo em bruto, a estilha de madeira e também a sucata de ferro.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.