Autocarro Caetano 100% eléctrico chega a Guimarães

29 março 2018
2min.

Guimarães irá receber esta quinta-feira o seu primeiro autocarro urbano 100% eléctrico – Caetano e.City Gold. A sessão de apresentação irá realizar-se às 10h30 na sede da Arriva, Guimarães e contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

CAETANO e.City Gold-TUG

A CaetanoBus entregou recentemente o primeiro autocarro CAETANO e.City Gold que estará brevemente ao serviço dos Transportes Urbanos de Guimarães, empresa detida pela Arriva Portugal. O novo autocarro com zero emissões, produzido pela empresa do Grupo Salvador Caetano visa suprir as necessidades de mobilidade sustentável da cidade, contribuindo assim para a redução da sua pegada ambiental.

A apresentação oficial do novo autocarro eléctrico da marca Caetano, irá realizar-se esta quinta-feira, dia 29 de março, na sede da Arriva Portugal (Norte), pelas 10h30. Após a recepção dos convidados, segue-se a apresentação pública do veículo eléctrico que irá percorrer a Linha Cidade. A sessão pública de apresentação está agendada para as 11h30 no salão Nobre do Município com as intervenções de Manuel Oliveira, Presidente da Arriva Portugal (Norte), Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.

O Caetano e.City Gold é um autocarro urbano 100% elétrico, totalmente desenvolvido pela CaetanoBus. O veículo resulta da combinação entre a conceituada experiência no desenvolvimento de autocarros urbanos com carroçaria em alumínio, e a nova geração de veículos Caetano com motorização amiga do ambiente. Com uma elevada capacidade de lotação e adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, o e.City Gold destaca-se ainda pelas suas baterias de última geração, zero emissões diretas e ausência de ruído.

Guimarães torna-se assim a primeira cidade portuguesa a ter em operação um autocarro 100% eléctrico fornecido pela CaetanoBus. Equipado com um pack de baterias de 150kWh, o autocarro foi desenvolvido com tipologia low floor e com acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Para além disso, apresenta como vantagens a redução de custos de manutenção e de energia relativamente aos autocarros não eléctricos, bem como a melhoria da qualidade de vida e a redução da poluição nas cidades.

Até ao final deste ano, a CaetanoBus irá ainda fornecer 15 unidades deste modelo para a STCP (Porto) e 6 unidades para os TUB (Braga). Com estas encomendas a Empresa do Grupo Salvador Caetano, concretiza a sua presença com veículos de mobilidade limpa no território nacional.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.