MAN Lion's City E vence o iF Gold Award 2020

02 março 2020
6min.

E o vencedor é… o MAN Lion's City E! O autocarro urbano totalmente eléctrico foi escolhido como vencedor do iF Gold Award na categoria "Automóvel/Veículo/Bicicleta" pelos júris do iF International Forum Design. A equipa de design de autocarros arrecadou o iF Design Award pelo quinto ano consecutivo.

---

O júri constituído por 78 especialistas internacionais em design de mais de 20 países escolheram os vencedores do iF Design Award deste ano, de um total de 7.298 inscrições de 56 países. O painel de jurados também reconheceu realizações notáveis em design com um prémio particularmente especial: o iF Gold Award. Na categoria "Automóvel/Veículo/Bicicleta", o excelente design da MAN Lion's City E conquistou os especialistas para ganhar o cobiçado prémio. Os vencedores do prémio serão homenageados numa cerimónia em Berlim, no próximo dia 4 de maio.

800_p-bus-eot-lionscity12e-if-award-02

 

"Em comparação com o ano passado, o número de inscrições aumentou cerca de 1.000. Com isso em mente, podemos ter ainda mais orgulho por o MAN Lion's City E ter ficado em primeiro lugar  e ganho o iF Gold Award", referiu Rudi Kuchta, diretor da unidade de negócios de autocarros da MAN Truck & Bus, que adiantou de imediato: “Mais uma vez, a nossa equipa de design fez uma mudança incrível. Com este mais recente êxito, aproximaram-nos ainda mais de nos tornarmos o

principal fornecedor europeu no segmento de autocarros urbanos. Isso comprova o que muitos clientes dizem, que o autocarro urbano da MAN é o autocarro urbano mais bonito do mercado."

 

Um novo destaque na paisagem urbana graças ao design Smart Edge

Pode dizer-se que o MAN Lion's City E totalmente eléctrico pertence à nova família de veículos MAN Lion City, desde o primeiro momento em que o vimos. O design Smart Edge elegante e moderno confere-lhe um toque atraente ao percorrer a cidade. Além disso, elementos de design independentes enfatizam o recurso especial do veículo: a tecnologia de propulsão eléctrica. O que é particularmente atraente é o design exterior e a estrutura do telhado elegante e bem proporcionada. Em termos de altura do veículo, este último torna o autocarro menos imponente, dando-lhe uma aparência dinâmica. Uma característica impressionante no interior do veículo é a optimizada área de estar na zona traseira, resultante da omissão da torre do motor. Os designers usaram a sua liberdade criativa para criar condições de luz mais atraentes e instalar até quatro assentos adicionais.

Os júris reconheceram o design ergonómico e esteticamente agradável do autocarro eléctrico, que é claro e consistente até aos mínimos detalhes. A opinião oficial do painel de jurados de design do Fórum Internacional da iF declarou: "Em relação ao exterior do veículo, ficamos impressionados com a dianteira, com os faróis específicos da marca". Continuou afirmando: "O interior do veículo é caracterizado por materiais brilhantes de alta qualidade e um esquema de cores moderno que se reflete até nos mínimos detalhes".

No entanto, o MAN Lion’s City E, que foi apresentado ao público na Feira de Veículos Comerciais da IAA em 2018, tem muito mais a oferecer do que o design excelente. Graças ao seu conceito geral bem concebido, este autocarro eléctrico, com sua tecnologia de células de bateria testada e comprovada, potencia as empresas de transporte a entrarem no mercado da mobilidade eléctrica. A versão de 12 metros do Lion's City E tem espaço para até 88 passageiros. A linha de transmissão totalmente eléctrica produz entre 160 kW e um máximo de 240 kW. A energia para isso vem das baterias modulares com 480 kWh de capacidade instalada. A Lion's City E atinge de forma confiável um alcance de 200 km durante toda a vida útil das baterias e até 270 km em condições favoráveis.

A MAN vence o iF Design Award pelo quinto ano consecutivo 

O iF Design Award é concedido anualmente desde 1953, com base em critérios pré-definidos. Esses critérios incluem a aparência externa e o design do produto, o grau de inovação, ergonomia e funcionalidade, além de aspectos ambientais. A MAN estava entre os vencedores na primeira cerimónia de prémios em 1953 e, desde então, conquistou um total de 15 iF Design Awards; quatro dos quais sendo o cobiçado iF Gold Award. "Este prémio é um dos prémios de design mais prestigiados do mundo. O facto de a nossa equipa de design de autocarros, ter conquistado pelo quinto ano consecutivo este prémio deixa-nos extremamente felizes. É também uma demonstração impressionante de inovação e um excelente trabalho de design. Graças ao nível exímio de colaboração entre todos os nossos departamentos, conseguimos atingir o resultado ideal para os nossos clientes, motoristas e passageiros, mais uma vez", afirma Stephan Schönherr, o responsável pelo design de autocarros para as marcas MAN e NEOPLAN da MAN Truck & Bus. Em 2016, o iF Design Award foi para o MAN Lion's Intercity, em 2017, para o NEOPLAN Tourliner, em 2018 para o MAN Lion's Coach e em 2019 para a MAN Lion's City. O MAN Lion's City E totalmente eléctrico, que entrará em produção no segundo semestre de 2020, é agora o quinto vencedor consecutivo.

 


Autor:

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.