Linha de autocarros Irizar "zero emissões, zero custo" chega a Madrid

19 fevereiro 2020
3min.

A apresentação oficial da nova linha de autocarros eléctricos da Irizar teve lugar no dia 18 de Fevereiro, na estação ferroviária de Atocha, em Madrid, Espanha.

---

São dez os autocarros Irizar, de emissão zero, que vão ser utilizados nas chamadas linhas "zero". O novo serviço, fornecido pela EMT - Empresa Municipal de Transportes -, vai ser executado exclusivamente com a tecnologia de emissão zero.

Os inovadores autocarros Irizar são completamente silenciosos, ecológicos e não permitem gases poluentes. Aprofundando as suas características, os veículos funcionam com um motor de até 230 kW, alimentado por cinco baterias de iões de lítio, que proporcionam um alcance entre 100 e 150 quilómetros, dependendo do ciclo de condução e das condições atmosféricas, o equivalente a 17 horas de viagem numa cidade de tráfego tão intenso como Madrid.

Com 12 metros de comprimento, os autocarros estão equipados com duas portas, 28 lugares sentados, com uma capacidade total para 75 passageiros.

A primeira linha que vai beneficiar do uso dos novos autocarros vai percorrer essencialmente a emblemática Gran Vía, estendendo-se a Este ao longo da Rua Alcalá e a Oeste através da Rua Princesa, entre Atocha e Moncloa.

A frequência do serviço, com início às 7h00 e término às 23h00 em Atocha e às 23h30 em Moncloa, será de seis a oito minutos, nos dias úteis, e a cada dez minutos, nos sábados e feriados.

A apresentação oficial da linha "zero" decorreu no âmbito de um evento destinado aos cidadãos e contou com a presença de José Luis Martínez-Almeida, presidente do município, de Borja Carabante, delegado do departamento de Mobilidade e Meio Ambiente da câmara madrilena, Alfonso Sánchez Vicente, director da EMT e Hector Olabegogeaskoetxea, director da Irizar e-Mobility.

Esta medida liderada pelo município da capital espanhola representa mais um passo dado na luta contra a poluição, incentivando o uso de transporte público e a mobilidade sustentável, como parte da estratégia do programa Madrid 360.

José Luis Martínez-Almeida elogiou a iniciativa e reforçou que o objectivo é dar alternativas para que Madrid seja um exemplo para outras cidades.

Por sua vez o director-geral da Irizar e-Mobility acrescentou: "Ficamos orgulhosos por saber que Madrid escolheu utilizar os nossos autocarros de emissão zero para esta iniciativa. A colaboração neste projecto é muito importante para nós. Estamos totalmente comprometidos com o meio ambiente e queremos ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas".

A parceria entre a EMT e a Irizar começou em Fevereiro de 2017 com a chegada da primeira geração do autocarro i2e a Madrid.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.