MAN Truck & Bus presente com estreias na Busworld

24 outubro 2017
12min.

Na Busworld, na cidade belga de Kortrijk, a MAN e a NEOPLAN exibem por estes dias autocarros urbanos de topo, autocarros intercidades e autocarros de turismo – veículos que vão formar a base da mobilidade do futuro.

Lion's Coach

O destaque do stand é o novo MAN Lion’s Coach, oficialmente apresentado na feira.

 P_Bus_EOD_LionsCoach_2017-01_thumb

Os autocarros têm um contributo significativo no que diz respeito a dar resposta aos desafios das emissões, transporte de volumes e mobilidade pública a preços acessíveis – quer seja em redes de transporte público locais ou viagens de longo curso. As pessoas que decidem viajar em autocarros têm elevadas expectativas em termos de flexibilidade, velocidade, segurança e conforto, independentemente de percorrerem apenas uma paragem ou de fazerem uma viagem longa. É por isso que a MAN Truck & Bus, com as suas marcas MAN e NEOPLAN, oferece veículos adequados a diversas aplicações – e exibe uma selecção destes autocarros na Busworld 2017 em Kortrijk. Além disso, especialistas de vários departamentos relevantes disponibilizam serviços de consultoria em temas relacionados com MAN Transport Solutions, MAN Financial Services e MAN Service.

Primeira aparição pública: o novo MAN Lion’s Coach

O destaque do stand da MAN é o novo MAN Lion’s Coach, que celebra a sua estreia oficial na feira sob o lema “Im Zeichen des Löwen” (“inspirado pelo leão”). E o lema não são apenas palavras vazias: à primeira vista, os visitantes verão um verdadeiro MAN que, ao mesmo tempo, cria a base da nova linguagem de design dos autocarros MAN. Mas o novo MAN Lion’s Coach não conquista as pessoas apenas com o seu design moderno e intemporal; é também graças à sua eficiência económica. O veículo de 13 metros (13,091 mm) e dois eixos oferece até mais 6 lugares do que o seu “primo” de 12 metros. Os visitantes da feira serão os primeiros a poder vere experimentar esta variante mais longa. O autocarro de turismo está equipado com um motor de 6 cilindros a diesel D2676 LOH com 460 CV (338 kW) e com uma caixa automática de 12 velocidades MAN TipMatic com sistema Easy-Start. O novo MAN Lion’s Coach também define padrões em relação à segurança. Graças aos componentes em aço de alta resistência e à tecnologia patenteada “pipe-in-pipe” para a barra de rolamento, o novo autocarro de turismo cumpre com a norma de segurança ECE R66.02 e consegue absorver 50% mais energia de impacto em caso de colisão. Os faróis dianteiros e traseiros LED também asseguram segurança e eficiência, bem como os vários sistemas de assistência, como o sistema de manutenção na faixa de rodagem (LGS) com aviso táctil, o avançado sistema de travagem de emergência (EBA), sensores de luz e de chuva, controlo de velocidade cruzeiro com base na topografia MAN EfficientCruise, que inclui a função de rolamento EfficientRoll, e o MAN AttentionGuard.

Também existe um sistema de extinção de incêndios no compartimento do motor do MAN Lion’s Coach. Quem quer que suba a bordo deste autocarro de turismo pode ver imediatamente que também o interior possui um design que revela elevados padrões de atractividade e eficiência. Por exemplo, uma fileira de luzes LED percorre toda a área do tecto, de forma a criar uma iluminação com um tom “branco quente”. No geral, a MAN focou-se na utilização de cores brilhantes e frescas e em criar uma sensação de espaço. Pegas e corrimãos em aço inoxidável também garantem que o autocarro causa sempre uma boa impressão.

O multi-funções: MAN Lion's Intercity 

O MAN Lion's Intercity é a solução ideal para transportes urbanos, interurbanos e escolares. Com até 63 assentos, a variante “Intercity Xtra Lite” do MAN Lion’s City surge como um autocarro escolar modelo, com espaço abundante para os passageiros, e além da fantástica quantidade de espaço disponível, consegue ainda impressionar com a sua excelente manobrabilidade. Também em termos de segurança o MAN Lion’s City fica à frente da concorrência – é o autocarro intercidades mais seguro do mercado. Isto deve-se, entre outras coisas, à sua resistência ao capotamento de acordo com a norma ECE R66.02, ao avançado sistema de assistência à travagem de emergência (EBA) e a vários outros sistemas de assistência. O autocarro possui um motor de 6 cilindros a diesel com 290 CV (213 kW). É emitido um sinal de aviso sonoro sempre que as portas abrem o fecham, de forma a assegurar que os passageiros podem entrar e sair do autocarro em segurança. O elevador hidráulico incluído na porta 2 garante que pessoas com mobilidade reduzida também podem ser transportadas sem qualquer problema, e que a sua entrada e saída do autocarro pode ser feita do modo mais confortável possível.

Perfeitamente pensado para menores emissões: MAN Lion’s City Hybrid

Já há muitos anos que a MAN tem sido uma grande impulsionadora da pesquisa e desenvolvimentos de sistemas de propulsão alternativos para autocarros urbanos, com o intuito de reduzir ao máximo possível as emissões dos transportes públicos. Desde 2010 que a MAN disponibiliza o MAN Lion’s City Hybrid, um autocarro urbano com emissões particularmente baixas, que consome até 30% menos combustível anualmente. Isto representa uma redução de até 26 toneladas de CO2 por ano do que os motores convencionais. Dado que a tecnologia híbrida continuará a ter um contributo significativo para a redução das emissões no futuro, a MAN vai também exibir o MAN Lion’s City Hybrid na Busworld. Entre outras coisas, este autocarro de 11,980 mm de comprimento tem portas particularmente largas, com avisos ópticos e sonoros de encerramento de porta, rebaixamento, espaço para cadeira de rodas ou carrinho de bebé, e suspensão pneumática controlada electronicamente (ECAS). São utilizadas luzes LED na iluminação interior, nos faróis e nas luzes de condução diurnas, e o mais elevado nível de segurança é garantido pelo programa de estabilidade electrónico (ESP), sensores de luz e chuva, monitorização da pressão dos pneus para todos os eixos e outros sistemas de assistência.

5000 autocarros em 50 years: NEOPLAN Skyliner  

2017 é um ano marcante para o NEOPLAN Skyliner. A história de sucesso do autocarro de turismo de dois pisos começou há 50 anos atrás, e o 5000º NEOPLAN Skyliner será entregue no Busworld 2017 em Kortrijk. Os visitantes do stand poderão experimentar o luxuoso autocarro de dois pisos, com algumas modificações personalizadas levadas a cabo pelo MAN Bus Modification Center. O lounge do piso inferior inclui quatro mesas e uma moderna cozinha em L, um sistema infotainment e uma casa de banho semelhante às que se podem encontrar num avião. Os especialistas do Bus Modification Center, que efectuam os pedidos especiais dos clientes para autocarros MAN e NEOPLAN, estarão presentes a dar aconselhamento de mobiliário, detalhes personalizáveis, soluções multimédia inovadoras e luxuosas cozinhas a bordo. A nova cor interior e conceito de acabamentos do NEOPLAN Skyliner, focados em cores vivas, também despertam a atenção. No total, 76 passageiros podem viajar confortavelmente sentados neste autocarro de luxo. Uma boa viajem é assegurada pelo motor a Diesel de 500 CV (368 kW), a caixa automática de 12 velocidades MAN TipMatic com intarder e sistema Easy-Start, e os amortecedores controlados electronicamente CDS. Cinco saídas de emergência no piso superior formam um tecto de vidro quase contínuo, que permite a entrada de muita luz natural. A segurança é garantida, entre outras coisas, pelo sistema de manutenção na faixa de rodagem (LGS) com aviso táctil, o avançado sistema de assistência à travagem de emergência (EBA), o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), o MAN AttentionGuard, um detector de fumo no compartimento de bagagem e um sistema de extinção de incêndios no compartimento do motor. 

A entrada no segment premium: NEOPLAN Tourliner 

Um novo membro da família NEOPLAN será apresentado no Busworld na Bélgica, o novo Tourliner. Elevado nível de conforto, tecnologia moderna, soluções económicas e um design rigoroso e aerodinâmico são as principais características do NEOPLAN Tourliner. Com os assentos VIP 2+1, o NEOPLAN Tourliner dirige-se a um novo segmento de mercado. Os 30 luxuosos assentos permite novos modelos de negócio, como por exemplo viagens de negócio. O veículo que será exibido na feira está equipa, entre outras coisas, com câmara traseira e da perspectiva do motorista, o que torna mais fáceis e seguras as manobras mesmo em zonas urbanas mais estreitas ou parques de estacionamento. O motor a diesel de 6 cilindros com 420 CV (309 kW) e a caixa automática de 12 velocidades proporcionam uma agradável experiência de condução. E o NEOPLAN Tourliner também não deixa nada a desejar em termos de segurança: o sistema de detecção de fumo no compartimento de bagagem e no painel de controlo consegue detectar o mais pequeno indício de incêndio – mesmo que este transmita pouco calor.

Além disso, diversos sistemas de assistência de ponta asseguram que tanto o motorista como os passageiros estão sempre em segurança durante as viagens. Este autocarro premium também inclui um dispositivo anti-roubo, e para que os passageiros possam utilizar os seus notebooks, tablets ou smartphones a qualquer altura da viagem, todos os assentos estão equipados com entradas USB.

P_Bus_EOT_LionsCoach_2017-02_thumb

Test drives no exterior

Todos os visitantes que se queiram sentar ao volante de um autocarro MAN ou NEOPLAN e testá-los por si próprios terão essa oportunidade na área exterior. Aí, encontrarão o MAN Lion’s City CNG, o novo NEOPLAN Tourliner C (13,103 mm de comprimento com dois eixos) e o NEOPLAN Skyliner interurbano disponíveis para test drives para todos aqueles que possuam carta de condução de pesados de passageiros. Os interessados poderão ainda ver o novo MAN Lion’s Coach C (13,091 mm de comprimento com dois eixos). Este veículo, específico para utilização em França, inclui um elevador, casa-de-banho e capacidade para um máximo de 59 passageiros sentados.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.