Grupo Irizar apresentou primeiro Autocarro autónomo em Málaga

27 janeiro 2020
2min.

O primeiro autocarro autónomo do grupo Irizar foi apresentado no município de Málaga. Um projecto pioneiro em mobilidade que em poucos meses começará a circular, pela mão de Avanza, nesta cidade espanhola.

---

O autocarro desenvolvido para este teste é o modelo Irizar, ou seja, um veículo 100% eléctrico com zero de emissões com modo de direcção duplo, modo manual e modo automático (piloto automático). Tem 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 60 passageiros. Este primeiro autocarro autónomo é o resultado do Projecto AutoMost, financiado pelo CDTI (Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial), do Ministério da Economia da Espanha, e tem como objectivo desenvolver tecnologias que permitam a automação de veículos em aplicações de transporte urbano e industrial, a fim de aumentar significativamente a eficiência, segurança e sustentabilidade. A Avanza participa como operadora com 11 parceiros, incluindo o Grupo Irizar através da Irizar e-Mobility e Datik. O projecto também conta com a participação da Universidade Politécnica de Madri, Insia, CEIT-IK4 e da Universidade de Vigo.

Dessa maneira, Málaga torna-se a primeira cidade da Europa a ter um autocarro autónomo a circular pelas suas ruas. Fá-lo-á do porto ao centro da cidade e, em princípio, transferirá os passageiros do cruzeiro que chegarem a Málaga.

O autocarro usará um sistema de orientação e posicionamento de alta precisão e será conectado a um centro de controle a partir do qual instruções específicas podem ser indicadas para cada unidade que, para além de realizarem o seu controlo, verificam sistematicamente o itinerário em tempo real.

Nas palavras de Hector Olabegogeaskoetxea, diretor geral da Irizar e-mobilidade “acreditamos que este autocarro esteja pronto para iniciar o teste piloto em condições reais de operação em uma via pública, em situação real de tráfego na cidade de Málaga. Este é o primeiro teste deste tipo com um autocarro deste tamanho na Espanha. Sem dúvida, esses testes fornecerão dados e experiências na operação prática diária, o que contribuirá para avançar nesse grande desafio para o futuro do Grupo Irizar”.

Após três anos de trabalho, o teste piloto é agora lançado em Málaga.

 

Ver mais em: www.irizar.com

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.