CaetanoBus lança o H2.CITY GOLD em 2020

22 outubro 2019
2min.

É já no próximo ano que vamos poder ver circular o mais recente projecto da CaetanoBus, o H2.City Gold, um novo autocarro a hidrogénio com tecnologia de pilha de combustível Toyota. A empresa portuguesa torna-se, desta forma, na primeira da Europa a usar esta forma de combustível da marca japonesa.

---

Com uma autonomia de 400 quilómetros, servido por um sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro da CaetanoBus, a maior empresa nacional de carroçarias de autocarros, vai estar disponível no mercado Europeu já no próximo ano.

Este novo autocarro reforça o compromisso da CaetanoBus, empresa do Grupo Salvador Caetano, em desenvolver soluções para rotas mais amigas do ambiente, mas sem comprometer a oferta já existente de autocarros eléctricos.

Para José Barros, Presidente da Salvador Caetano Indústria, esta aposta com a Toyota “foi alargada com sucesso à criação deste novo autocarro urbano para a Europa, o que permite demonstrar as capacidades tecnológicas e de engenharia complementares de ambas as partes”, começou por referir, adiantando de imediato que “este projecto vai permitir às cidades repensar a mobilidade do futuro e melhorar a sua qualidade de vida”, concluiu.

O H2.City Gold, como já referimos, tem uma autonomia para 400kms com um só carregamento, característica que acenta na concretização de uma sociedade descarbonizada, sem comprometer os requisitos operacionais.

Disso mesmo nos deu conta o CEO da Toyota Motor Europe, Johan van Zyl: “Graças à longa relação com a Toyota, ao seu entendimento face aos requisitos de mercado e às suas capacidades técnicas, a CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas actividades de venda de pilhas de hidrogénio”, revelou este quadro superior da marca japonesa, referindo ainda estar “ansioso para receber o primeiro feedback do mercado deste projecto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio”, acrescentou.

O H2.City Gold é um veículo amigo do ambiente, está equipado com uma célula de combustível Toyota e é resultado da elevada capacidade de engenharia da CaetanoBus. O autocarro utiliza a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai.

Graças ao rápido tempo de carregamento (menos de 9 minutos) e à elevada autonomia do veículo, as operações nas cidades não serão comprometidas. O veículo tem um conjunto de pilhas de combustível Toyota de 60kW e também se destaca pelo motor com uma potência de 180kW. Disponível com 10,7m ou 12m, nas versões LHD e RHD, o autocarro adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano devido à sua modularidade, conforto, segurança e usabilidade.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.