FlixBus entra no mercado nacional de “expressos”

24 setembro 2019
2min.

A start-up alemã congratula a aprovação da legislatura de abertura do mercado português de “Expressos” à concorrência, através do Conselho de Ministros, que se encontra publicado no Diário da República.

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“Este é um grande passo que irá revolucionar o sector da mobilidade em Portugal. O acesso livre de todos os operadores ao mercado permitirá aumentar o investimento da FlixBus em Portugal, a nível económico e de recursos, traduzindo-se em crescimento para o país e para as empresas locais parceiras” comentou Pablo Pastega, Diretor-Geral da FlixBus em Portugal e Espanha.

A abertura do mercado à concorrência e inovação pretende apresentar mais opções de transporte aos passageiros portugueses. Para o sector dos transportes de longa distância em Portugal isto traduz-se em mais soluções de transporte, mais postos de trabalho, mais viagens, preços mais baixos e menos poluição.

Sobre a expansão em território nacional, Pablo Pastega afirma que “Estamos atentos ao mercado português e vamos reforçar o nosso investimento no país. Os próximos passos estão definidos: acabámos de abrir uma entidade legal portuguesa e um escritório em Lisboa, com uma equipa portuguesa que está a crescer significativamente, assim como o número de colaboradores que trabalham para o mercado nacional a nível global.”

Mas quando tudo parece ser bom, há aspectos menos positivos no decreto-lei. O Director-Geral do maior operador europeu de transporte rodoviário de longa distância, ficou surpreendido em relação à falta de requisitos na idade das frotas de autocarros.

“Esperávamos que as autoridades portuguesas fossem mais exigentes no que diz respeito às emissões de gases poluentes. Em média, em outros países europeus, a idade máxima de um autocarro é de 8 anos. Na FlixBus todos os autocarros da frota cumprem com a mais exigente norma europeia, a normativa EURO VI e, em Portugal, têm menos de dois anos. Por outro lado, em Portugal, a nova legislação estabeleceu que os autocarros não poderão ter a partir de janeiro 2023 mais do que 12 anos”.

Desta forma, a Flixbus conta já com 20 linhas internacionais directas entre Portugal e o resto da Europa e pára em mais de 20 cidades portuguesas que chegam a cerca de 50 destinos europeus. A empresa irá ainda abrir o seu 20.º escritório em Lisboa, ela que já marca presença na Europa e Estados Unidos da América.

 

 


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