GMV moderniza Transportes Urbanos da Comarca de Pamplona

17 janeiro 2019
5min.

GMV reforça estratégia e aposta no mercado do transporte com novo contrato que juntará soluções de última geração incluindo tecnologia que possibilita o pagamento com cartões bancários sem contacto, smart cards e telemóvel.

GMV

A multinacional tecnológica GMV continua a reforçar o seu posicionamento no mercado de transportes e foi recentemente seleccionada para o fornecimento, instalação, integração, activação e manutenção do Sistema de Ajuda à Exploração e Informação (SAEI), do Sistema de Comunicação e do Sistema de Venda e Validação embarcado nos autocarros dos Transportes Urbanos da Comarca de Pamplona (TUC).

A TCC, como empresa concessionária do serviço TUC, confiou à GMV o novo fornecimento tecnológico dos transportes públicos de passageiros que dará serviço a mais de 340 mil habitantes por meio de 25 linhas diurnas e 10 nocturnas, dotadas de 150 autocarros e de um total de 541 paragens.

No âmbito do projecto recém-adjudicado, a GMV implementará os novos sistemas SAE, de comunicações e de bilheteira, dando-lhes assistência técnica durante os seus 4 anos de garantia e posterior manutenção de 5 anos.

O fornecimento do novo SAEI incluirá um Centro de Controlo e Equipamento Embarcado para 150 autocarros. Concretamente, serão incorporados a bordo novos equipamentos de comunicações de voz por IP e dados para o condutor, todos eles geridos por um sistema automático de gestão de energia. Sobre as informações ao passageiro, o novo fornecimento dará conexão aos letreiros interiores e exteriores do autocarro, aos avisos do condutor para os passageiros, às locuções automáticas de chegada à paragem para os invisuais e uma inovadora solução de balizas de localização por bluetooth a bordo, destinadas a alertar os invisuais que esperam a chegada do autocarro à paragem. Será incorporado um equipamento de contagem de passageiros a bordo e uma solução de condução eficiente (eco-driving).

Por sua vez o Centro de Controlo será dotado de avançadas funcionalidades de gestão de frota, regulação, análise de condução eficiente e tratamento de alarmes que facilitarão a operação do serviço e a interoperabilidade com outros sistemas, utilizando para isso uma arquitectura baseada em protocolos abertos e padrões de mercado.

A solução de Comunicações incluirá novas comunicações IP embarcadas para 150 autocarros, permitindo gerir todos os intercâmbios de informação com o Centro de Controlo, além de dar ao passageiro (a bordo) acesso WiFi à Internet.

O novo Sistema de Venda e Validação incluirá uma solução em instalação central e equipamento embarcado, composto principalmente por painéis de instrumentos para condutor, validadoras para os passageiros e terminais de inspecção. Tudo isso permitirá não apenas dar capacidade ao actual cartão TUC, mas também aumentar as aptidões com a integração de cartões bancários sem contacto EMV e com a leitura de códigos QR, facilitando a interoperabilidade futura com outros meios de transporte. Todos os cartões atualmente utilizados ou previstos sem contacto ou para uso em vários sistemas de transporte serão suportados pelo equipamento fornecido, tanto em formato físico como por meio de telemóveis através de tecnologia NFC.

A integração do padrão de pagamento EMV permitirá que qualquer utilizador que disponha de cartão bancário, físico ou virtualizado no seu telemóvel, poderá ter acesso directo ao meio de transporte, sem necessidade de registo ou compra prévia de nenhum bilhete e com a segurança de que, graças a um futuro sistema de pós-pagamento, obterá sempre a melhor tarifa possível associada à utilização dos transportes públicos que anteriormente tiver feito. Dará igualmente maior segurança às transacções entre cartões e terminais, uma vez que o cartão EMV valida as operações graças às informações armazenadas no seu chip.

Esta aposta nas soluções SAEI, Comunicações e Bilhética da GMV, completamente integradas e na vanguarda tecnológica por capacidade e interoperabilidade, converte este projecto numa montra de referência para o sector tecnológico nos transportes públicos, juntando-se a outras adjudicações relevantes na área que tornam a GMV líder da Península Ibérica em implantações de tecnologia EMV neste sector. 

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.