IVECO nas pistas do Mundial FIA de Camiões 2018

30 maio 2018
9min.

A IVECO está a disputar o “FIA European Truck Racing Championship 2018”, como patrocinador técnico da formação Die Bullen von IVECO Magirus, composta pelo Team Schwabentruck e pelo Team Hahn Racing.

ETRC 2018 Misano Podium
Steffi Halm_IVECO
ETRC 2018 Misano
Die Bullen von IVECO Magirus 02
Die Bullen von IVECO Magirus 01

ETRC 2018 Misano Podium

A estrutura conjunta Die Bullen von IVECO Magirus, que engloba as formações da Hahn Racing e do Team Schwabentruck, teve um fim-de-semana triunfal no Grande Prémio de Itália, primeira prova do Campeonato da Europa FIA de Camiões 2018, disputado em Misano. O saldo final das 4 corridas do programa – duas no Sábado e duas no Domingo – elevou os pilotos de ambas as equipas ao 1º e 2º lugares provisórios do respetivo ranking, com o conjunto da equipa a garantir a vitória no GP. Somando um total de 88 pontos, Jochen Hahn garantiu o 1º lugar final, somando 50 pontos, mais 16 do que Steffi Halm, que ocupa a 2ª posição.

Naquela que foi a primeira corrida do presente ano, Jochen Hahn garantiu a também primeira pole-position de 2018, que depois converteu na primeira vitória deste Europeu de Camiões. Apesar de um acidente que envolveu um camião concorrente, que se incendiou, obrigando a uma nova partida, nem por isso o Tetra-Campeão de Camiões se viu impedido de encantar os fãs daquela pista nacional da IVECO, oferecendo-lhes uma muito disputada vitória. No final Hahn comentou: “Foi um bom começo do ano. Não foi nada fácil pois o Antonio [Albacete] colocou grande pressão e porque tivemos que fazer duas partidas, tornando-se algo complicado. Claro que é bom ganhar na casa da IVECO e penso que toda a equipa está muito feliz e orgulhosa com a forma como se desenrolou esta corrida."

Quanto a Steffi Halm, a piloto fez uma excelente estreia em competição, rapidamente subindo na classificação, até ao 9º lugar que ocupava na 3ª volta e depois até ao 4º lugar, logo à frente de Körber, seu colega de equipa na formação alemã, em que terminaria esta Corrida 1. A segunda corrida do dia, com grelhas de partida invertidas viu o Die Bullen von IVECO Magirus alcançar uma 4ª posição através de Jochen Hahn e uma 8ª posição para Steffi Halm. No final da segunda corrida, Hahn somava um total de 27 pontos, liderando, provisoriamente, o evento.

No dia seguinte, Hahn começava o dia com uma nova vitória na Corrida 3, somando mais 20 pontos e ampliando a sua vantagem para 19 pontos. Seguido na sombra de Hahn, Halm garantia um fantástico 2º lugar na sua terceira corrida deste evento, somando valiosos pontos para o Die Bullen von IVECO Magirus. Na quarta e última corrida deste GP de Itália a equipa somou os pontos correspondentes à 5ª posição de Halm, enquanto Hahn era 8º e Körber o 9º.

O Paddock IVECO deu as boas-vindas aos visitantes do Truck Driver’s Week End durante os dois dias de corridas em Misano. Alguns convidados puderam testar a condução de diferentes veículos, falar com pessoal especializado e até conhecer os pilotos do Die Bullen von IVECO Magirus, presentes no local para delírio dos fãs.

O próximo Grand Prix do Campeonato do Mundo FIA de Camiões 2018 terá lugar na Hungria, no Hungaroring, a 16 e 17 de Junho.

A IVECO como parceira técnica no Campeonato da Europa de Camiões

Após a 2ª posição conquistada no Mundial FIA de Camiões do ano passado, a equipa Die Bullen von IVECO Magirus abraçou nova temporada no campeonato de 2018, apresentando-se no passado fim-de-semana na pista de Misano (Itália), para o “Misano World Circuit Marco Simoncelli”, a primeira ronda do ano.

A IVECO irá, assim, disputar o Campeonato do Mundo FIA de Camiões 2018, assumindo o papel de patrocinador técnico do team Die Bullen von IVECO Magirus, uma parceria entre o Team Hahn Racing e o Team Schwabentruck. Este último tem representado a marca nos últimos nove anos, enquanto o Team Hahn – que se sagrou Campeão em 2016 – irá disputar, pelo segundo ano consecutivo, o título deste ano com um Stralis de competição.

A IVECO apoia a equipe com um camião Stralis 440 E 56 XP-R de competição, de 5,3 toneladas, alimentado por um motor IVECO Cursor 13 com uma impressionante potência de 1.180 cv e mais de 5.000 Nm de binário. Estes veículos são especificamente projetados e equipados para alcançar velocidades de 160 km/h, o máximo permitido pelos regulamentos desportivos, sendo resultado de extensas evoluções alcançadas pelas equipas durante o defeso de Inverno.

Para a presente temporada, contam-se como patrocinadores da equipa o construtor/operador italiano de guindastes Fassi Gru, líder de mercado entre os fabricantes italianos, entidade que exporta, distribui e garante apoio técnico a uma ampla linha de guindastes em todo o mundo.

Com 30 anos de idade, a piloto alemã Steffi Halm faz a sua estreia aos comandos de um camião IVECO (nº 44), sendo a nova líder do Team Schwabentruck. Única mulher a competir neste campeonato, já alcançou várias vitórias ao volante de camiões, tendo agora como ambição alcançar o título aos comandos de um Stralis. O piloto alemão Gerd Körber (nº 27), três vezes Campeão da Europa de Camiões (1996, 2001 e 2003) conduz um segundo Stralis, em apoio à sua líder de equipa.

Quanto ao Team Hahn, vê-se representado por Jochen Hahn (nº 2), ele que se sagrou Vice Campeão na edição de 2017 deste campeonato, naquele que foi o seu ano de estreia aos comandos de um camião IVECO Stralis.

Na véspera do evento de Misano, Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, comentou: “Estamos muito animados com esta nova temporada que terá início em Misano. É uma oportunidade para irmos ao encontro com os nossos clientes, pilotos e fãs. Estamos de volta à competição este ano com o Gerd e o Jochen, ambos já titulados como Campeões Europeus, mas a verdadeira notícia é termos a Steffi Halm ao volante do camião IVECO nº 44. Numa época em que condutoras e mecânicas de camiões ainda são escassas, a Steffi apresenta-se como um incentivo para as mulheres virem trabalhar na nossa indústria. Sabemos que temos um camião muito competitivo e fiável, pelo que o nosso sonho é ver a Steffi tornar-se na primeira mulher a conquistar o Campeonato da Europa! Bem-vinda e votos de muitos sucessos, Steffi!”

Tal como o fez em Misano, a IVECO irá ocupar uma faixa específica do paddock dos circuitos que albergam todos os restantes 7 Grandes Prémios de 2018, num reforço da presença da marca feito através de exposições de veículos, lojas para fãs e instalações recepção de convidados. A marca vai manter os seus fãs atualizados ao longo de todo o campeonato com notícias e fotos dos diferentes circuitos europeus.

 

Campeonato Europeu FIA de Camiões 2018

 

GP           Data                              Circuito              País

1         26 - 27 Maio                    Misano                Itália

2         16 - 17 Junho                Hungaroring        Hungria

3         29 Junho - 1 Julho         Nürburgring          Alemanha

4         14 -15 Julho                   Slovakiaring        Eslováquia

5         1 - 2 Setembro               Most                    República Checa

6         15 -16 Setembro            Zolder                  Bélgica

7         29 - 30 Setembro           Le Mans                França

8          6 - 7 Outubro               Jarama                  Espanha

  

 

Informações adicionais em http://www.fiaetrc.com/

 

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.