Pedro Matos Chaves é o coordenador do Clio Trophy Portugal

23 janeiro 2024
5min.

O ex-piloto da Renault, detentor de uma carreira notável em diferentes disciplinas do desporto automóvel, vai ser responsável pelas relações com as equipas, pilotos e organizações dos cinco ralis que vão integrar o calendário da competição.

---

Pedro Matos Chaves acaba de ser nomeado coordenador desportivo do Clio Trophy Portugal, o competitivo e acessível troféu de ralis que, este ano, vai ser promovido pela Renault Portugal.

O Clio Trophy Portugal é uma competição vocacionada para os muitos jovens pilotos que querem fazer carreira nos ralis, que vai ter como base o modelo Clio desenvolvido de acordo com os regulamentos técnicos da categoria Rally5.

O Clio Rally 5 é um competitivo e fiável carro de ralis, com 180 cavalos de potência, equipado com caixa de velocidades sequencial, diferencial autoblocante e com um custo de aquisição sensivelmente um terço abaixo do de outras propostas do mesmo âmbito.

Há 21 anos, a Renault Portugal apostou em Pedro Matos Chaves para regressar oficialmente aos ralis, na época, com um Clio S1600. Hoje, o ex-piloto é a escolha da marca para assumir as funções de coordenador desportivo do Clio Trophy Portugal.

Pedro Matos Chaves

Como coordenador desportivo, Pedro Matos Chaves vai ser responsável pelas relações com as equipas, os pilotos e as organizações dos cinco ralis que vão integrar o calendário da iniciativa. “É uma alegria a Renault ter-se lembrado de mim para ajudar na organização do Clio Trophy Portugal. É uma honra e um enorme sentido de responsabilidade fazer parte de um projeto que, estou seguro, vai ser um sucesso e por várias razões: pela tradição da marca no desporto automóvel, pela competitividade e fiabilidade do Clio Rally 5 e por se tratar de uma competição perfeita para a juventude”.

“Estamos muito satisfeitos por o Pedro Matos Chaves ter aceitado o nosso desafio”, sublinha Hugo Barbosa, diretor de comunicação do Grupo Renault Portugal. “Pelo seu histórico com a marca, mas mais ainda pela sua enorme experiência, ao mais alto nível, no desporto automóvel nacional e internacional, o Pedro é a escolha óbvia para integrar a equipa que está a trabalhar na organização do Clio Trophy Portugal. Os seus conhecimentos, a sua visão e a sua experiência vão ser determinantes para o sucesso do troféu. E não temos dúvidas que essas competências vão ser muito importantes também para os jovens pilotos que vão participar, por poderem beneficiar dos seus conselhos".

O troféu de ralis promovido pela Renault, em Portugal, é uma proposta única no contexto nacional, com os pilotos e, sobretudo, os mais jovens a terem a oportunidade de competir, com um carro competitivo, fiável e… com um preço acessível. Com um custo de aquisição sensivelmente um terço abaixo do de outras propostas do mesmo âmbito, o Clio Rally5 beneficia de uma homologação FIA e assume-se como um verdadeiro carro de ralis, sendo equipado com uma caixa de velocidades sequencial Sadev, diferencial autoblocante, suspensões e travões específicos e, claro, de todos os equipamentos de segurança exigidos pelos regulamentos internacionais.

O motor é o comprovado bloco 1.3 TCe comum a tantos modelos da gama Renault e Dacia, como o Clio, Captur, Arkana ou Duster, mas preparado de acordo com os regulamentos técnicos Rally5, com 180 cavalos de potência e 300 Nm de binário, às 6.500 rpm. Sublinhe-se que também o chassis é herdado do Clio de série, enquanto a tração é feita às rodas dianteiras.

Os meses de desenvolvimento, mas também os sucessos e os níveis de fiabilidade revelados, nos últimos anos, em diferentes campeonatos e competições nacionais disputados na Europa e fora do “velho continente”, confirmam o Clio Rally5 como a solução perfeita para quem quer dar os primeiros passos no desporto automóvel e com custos verdadeiramente contidos. E são os números de produção que (também) o confirmam: a Renault já entregou a unidade 820 da versão de competição do Clio. Um número impressionante, sendo que 25% correm em troféus monomarca disputados na Europa e todos preparados de acordo com os regulamentos R5.

Um sucesso (também) comercial que pode ser justificado por um argumento extra: uma versatilidade sem paralelo. É que o Clio desenvolvido a pensar na competição pode desdobrar-se em três versões distintas: Clio Rally (para os ralis); Clio RX (para as provas de Off-Road) e Clio Cup (para as provas de pista).

Os regulamentos desportivos e técnicos do Clio Trophy Portugal vão ser divulgados muito em breve.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.