Sébastien Loeb abandona Dakar

12 janeiro 2018
2min.

Num dia marcado pela vitória de Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, outra dupla do Team Peugeot Total teve de desistir devido à lesão do navegador.

303 C Sainz - Dakar 2018 - Etapa 5
300 S Peterhansel - Dakar 2018 - Etapa 5
308 C Despres - Dakar 2018 - Etapa 5

303 C Sainz - Dakar 2018 - Etapa 5

Foi um dia de diferentes sortes para o Team PEUGEOT Total no Dakar: no final da Etapa mais longa do rali, a armada ocupa o 1º e o 2º lugares à Geral, depois de uma terceira vitória consecutiva numa Etapa 5 extremamente punitiva. Contudo, os vencedores de nove Campeonatos do Mundo de Ralis (WRC), Sébastien Loeb/Daniel Elena, foram forçados a abandonar por razões médicas, depois de um embate numa duna que causou algumas lesões ao navegador.

Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret dilataram o seu avanço no comando da prova depois de levarem de vencida a sua primeira Etapa do ano. A recompensa para a sua soberba performance traduz-se agora numa vantagem de 31 minutos, numa altura em que o rali deixa o Peru, quando a Etapa 6 de quinta-feira (11 de janeiro) cruzar a fronteira para Bolívia. 

Já Sébastien Loeb e Daniel Elena viram-se forçados a abandonar o seu 2º lugar e este Dakar 2018. Ao km 5 desta Etapa, na manhã de quarta-feira, a dupla caiu num enorme lago de areia depois de tentarem evitar o embate num concorrente atolado numa duna. Na sequência deste impacto, Elena sentiu dores agudas no externo e no cóccix. Depois de receber assistência de um camião, o PEUGEOT 3008DKR Maxi pôde continuar em prova e terminar a Etapa, mas Elena não conseguia sentar-se na posição correcta, pelo que não houve outra opção senão abandonar por razões médicas, o que se concretizou no final da primeira parte da especial. A dupla dirigiu-se para o bivouac em Arequipa através do trajeto de assistência, ali sendo o navegador prontamente assistido pela equipa médica. 

Carlos Sainz e Lucas Cruz tiveram uma boa jornada pelas dunas e mantiveram um bom ritmo sem correr quaisquer riscos. Registando o 4º melhor tempo na Etapa, os espanhóis ascenderam ao 2º lugar à Geral, logo atrás de Peterhansel/Cottret.

Tendo perdido horas na Etapa da véspera devido ao impacto com uma enorme pedra e com apenas uma hora e meia de sono, Cyril Despres e David Castera arrancaram pelas 4h40 da madrugada para esta Etapa num carro totalmente reconstruído, graças ao incrível trabalho dos mecânicos do Team PEUGEOT Total. Acusando o cansaço, a dupla cometeu alguns erros no final da Especial, mas cumpriu a sua missão, trazendo o carro até à meta, apoiando os seus colegas de equipa.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.