Goodyear regressa ao deserto

18 dezembro 2019
5min.

Em 2020 a Goodyear será o fornecedor oficial de pneus das equipas favoritas de camiões no Rally Dakar: KAMAZ-Master e PETRONAS De Rooy IVECO.

---

A Goodyear vai regressar ao deserto na prova que terá início a 5 de Janeiro em Yeda, na Arábia Saudita. A estreia neste continente representa novos desafios, especialmente no que diz respeito aos pneus, uma vez que a próxima edição vai combinar dunas arenosas, desfiladeiros rochosos e leitos de rios secos.

O Dakar exige que as equipas têm de competir com pneus para camiões de série, e nesse aspecto a Goodyear tem já provas dadas. Em anos anteriores, a equipa PETRONAS De Rooy IVECO subiu várias vezes ao pódio, incluindo duas vitórias com a Goodyear enquanto seu pneu e parceiro de desenvolvimento.

Para a temporada 2019-2020, a Goodyear vai colaborar com uma das principais equipas a nível mundial, a KAMAZ-Master. Graças à bem sucedida experiência com os pneus Goodyear 375/90 R22,5 OFFROAD ORD, a equipa comprovou o potencial e a fiabilidade destes pneus, e decidiu firmar um contrato para toda a temporada. Além do Rally Dakar, na Arábia Saudita, a Goodyear também apoiará a equipa no Rali da Rota da Seda, na China.

"Alcançar o sucesso nas disciplinas mais duras do automobilismo só é possível se todos os componentes do camião forem da melhor qualidade e cumprirem a sua função na perfeição", refere Vladimir Chagin, Director da equipa de competição KAMAZ-Master. “Isto também se aplica aos pneus: os nossos especialistas técnicos contam com o potencial e com a fiabilidade dos pneus ORD da Goodyear, e estamos muito satisfeitos pela ligação oficial entre a equipa KAMAZ-Master e a marca Goodyear. Estou certo de que nos esperam grandes feitos juntos,” acrescenta Vladimir Chagin.

kamaz-master-goodyear1-478129

Quanto à equipa PETRONAS De Rooy IVECO, é já uma parceira de longa data da Goodyear e, ao longo dos anos, têm alcançado várias vitórias juntas, incluindo duas no Dakar, uma na África Eco Race e muitos mais pódios durante este período.

“A Goodyear está estreitamente envolvida na fase de testes preliminares e os contributos que recebemos da equipa de engenharia estão a ajudar-nos a optimizar a configuração do veículo, para que o camião e os pneus funcionem na perfeição. Para obter os melhores resultados, definimos como adaptar a pressão dos pneus para optimizar a performance e estender a vida útil dos pneus, já que isto, por vezes, significa vencer ou perder,” explica Henk Van Leuven, Director da equipa de ralis PETRONAS De Rooy IVECO.

goodyearoffroadord-teamderooy-2-307861

Pneus Goodyear OFFROAD ORD

O Goodyear Offroad ORD foi concebido para uma performance fora do asfalto com excelente tracção e maior resistência aos danos. Os pneus oferecem uma avançada robustez em condições extremas.

O desenho da banda de rolamento, com blocos massivos, juntamente com o composto optimizado, proporciona: elevada resistência à ruptura e aos cortes, desgaste uniforme e durabilidade avançada.

As ranhuras profundas e largas simplificam a auto-limpeza da banda de rolamento e aumentam a tracção numa ampla variedade de superfícies de lama, rochas rugosas, areia solta e declives escorregadios, como em minas e pedreiras.

“Ralis como o Dakar são o banco de provas ideal para testar num ambiente muito difícil a performance dos nossos pneus de série para camiões de todo-o-terreno. Os dados que recolhemos ao testar os nossos produtos em condições tão extremas e exigentes permitem-nos levar o nosso processo de desenvolvimento até ao nível seguinte”, refere Maciej Szymanski, Director de Marketing de Pneus para Veículos Comerciais da Goodyear na Europa. "Deste modo, podemos optimizar ainda mais a robustez e a tracção do pneu Goodyear OFFROAD ORD, importante para as frotas que pretendem maximizar o tempo de actividade nas difíceis operações diárias", complementa Maciej Szymanski.

goodyearoffroadord-teamderooy-6-132845

Um dos maiores desafios para os pneus que operam em condições extremas, como o Dakar, é a gestão do calor. Conduzir a alta velocidade em superfícies rochosas e/ou dunas arenosas quentes faz com que a temperatura no interior do pneu aumente rapidamente. A alta temperatura nos pneus torna-os mais vulneráveis à deformação e aos danos. Controlar o calor no pneu pode marcar a diferença entre terminar a corrida e estar nos primeiros lugares, ou ter que trocar o pneu e ter que recuperar tempo. As equipas podem controlar o calor até certo ponto, reduzindo a velocidade ou baixando a pressão dos pneus. Uma carcaça robusta e factores de controlo de temperatura, como os presentes nos pneus Goodyear OFFROAD ORD, podem fazer com que ganhem tempo adicional crítico e que se mantenham na frente da prova.

A Goodyear possui uma longa história nos desportos motorizados, como é exemplo o Campeonato da Europa de Camiões da FIA (ETRC), o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) e a NASCAR. Além das 14 vitórias nas 24 horas de Le Mans, os pneus Goodyear foram utilizados para vencer 368 Grandes Prémios de Fórmula 1, um recorde que permanece invicto. Para o próximo Dakar a marca pretende somar mais vitórias ao seu palmarés com estas duas equipas, para continuar a construir o legado, a paixão, a inovação e a tecnologia que compõem a história da Goodyear na competição.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.