Andreas Nordsjø vence Scania Driver Competitions

31 maio 2019
3min.

A final da competição decorreu em Södertälje, na Suécia e o norueguês bateu os outros 29 motoristas profissionais, oriundos de vários países da Europa. Helder Brito, o finalista português, ficou entre os 18 finalistas.

Scania Driver Competition
lds-sdc-2019-winner-andreas-nordsjo
19126-029
Helder Brito
As delegações portuguesa e espanhola juntaram-se no apoio a Helder Brito e Juan Romeral Valle

Scania Driver Competition

Estou extremamente feliz!” declarou Nordsjø, que efectua o transporte diário de madeiras para a Biri Transport AS.

lds-sdc-2019-winner-andreas-nordsjo

Foram mais de 20.000 os motoristas de veículos pesados, oriundos de 30 países europeus, que participaram nas Scania Driver Competitions, onde foram testadas a fundo as suas capacidades, tanto através de testes teóricos como de exercícios de manobras. Cada país concorre apenas com um representante, que tem de se submeter a provas regionais e nacionais, das quais são selecionados apenas alguns para a final. A idade dos finalistas variou entre os 23 e os 61 anos.

 Helder Brito

Helder Brito, o representante de Portugal, fez uma excelente prova, superando a primeira ronda classificativa e acabando por ficar entre os 18 melhores. Para conseguir este feito, teve de superar 8 exigentes provas, como a “Revisão do veículo”, “Primeiros socorros” ou a desafiante prova das manobras, “Knock the King”, entre outras. Helder obteve uma boa pontuação geral nessas provas, o que lhe permitiu passar à fase seguinte, conseguindo classificar-se como o melhor dos 30 finalistas na prova de “Condução defensiva”, em que é avaliada a capacidade do condutor para interagir em tempo real com outros utilizadores da estrada, visando evitar eventuais percalços.

 19126-029

Estou satisfeito com a minha participação na competição. Creio que a fiz corretamente. Esforcei-me ao máximo e saí satisfeito das provas. O nível de todos os finalistas era muito alto e, apesar de ter feito as coisas bem, o mais ínfimo pormenor marca a diferença. Estar aqui já implica um reconhecimento e uma experiência inesquecíveis. Além disso, estou muito orgulhoso por ter ganho a prova de “Condução defensiva”, porque conduzi como faço habitualmente e isso significa que pratico uma condução adequada”, comenta Helder.

As delegações portuguesa e espanhola juntaram-se no apoio a Helder Brito e Juan Romeral Valle

 

O motorista é o elemento mais importante do transporte de pesados,” afirma Ljungberg, Responsável de Comunicação, Marca e Marketing da Scania. “Através do Scania Driver Competitions, o que queremos é elevar o estatuto dos motoristas profissionais e reforçar a grande importância que eles têm para a rentabilidade das empresas de transporte e para a segurança rodoviária, assim como para reduzir o impacto ambiental.”

Quando chegou a hora do exercício final – o exigente “Knock the King” – os três finalistas que partiram com um olhar no primeiro prémio – um camião Scania, novo-em-folha, avaliado em 100.000 euros – foram Nordsjø, da Noruega e os segundos classificados Piotr Dolengiewicz, da Polónia, e Fredrik Arwidmark, da Suécia.

A final decorreu ao longo de dois dias e incluiu condução defensiva e condução económica, segurança da carga, verificação antes de conduzir, além de várias manobras e testes complexos.

O Scania Driver Competitions faz parte de uma iniciativa global para uma condução segura e responsável, que a Scania iniciou em 2003. Ao sublinhar o papel do condutor, a Scania pretende também atrair mais pessoas para a profissão de motorista.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.