Vem aí a final do Scania Driver Competition

22 maio 2019
4min.

A poucos dias da celebração da grande final europeia do Scania Driver Competition, os finalistas de Portugal e de Espanha já prepararam esta competição, graças a uma formação aos motoristas da Scania.  

Helder Brito representa Portugal na grande final da Suécia2

Entre 23 e 26 de Maio, a Suécia acolhe a final europeia do Scania Driver Competition, a maior competição de motoristas de camião profissionais e onde 30 participantes de outros tantos países põem à prova a sua destreza ao volante, para coroar o melhor motorista de camiões da Europa. O vencedor  receberá um camião Scania personalizado e totalmente novo, avaliado em 100.000 euros. 

Dois desses finalistas europeus são Helder Brito e Juan Romeral, vencedores das finais de Portugal e de Espanha. Eles e os segundos classificados Bruno Achega e Juan Carlos Anaya, estiveram a preparar-se para as provas da final com o coach da Scania, Nacho Pérez, nas instalações da Noribérica, o concessionário oficial da marca em Pinto (Madrid). 

Trabalho em equipa

Durante três dias, os quatro motoristas profissionais treinaram as suas habilidades ao volante, com provas de manobras, de condução eficiente e segura, e de novas tecnologias. Além disso, receberam formação teórica e prática de fixação da carga, teórica e prática de primeiros socorros e praticaram a verificação prévia do veículo. Durante esses dias, também aprenderam técnicas para o controlo do stress e hábitos de vida saudável.

Todas estas provas foram enfrentadas em equipa, criando dinâmicas para decidir entre todos o que é necessário fazer. Por exemplo, a prova de verificação prévia do veículo foi preparada por cada um dos finalistas para o resto dos colegas. Para Nacho Pérez, coach da Scania, "os quatro formam um grupo muito bom de profissionais, o que é muito positivo para a motivação. Criaram um bom ambiente de trabalho e estão a divertir-se na formação."

Sobre as provas em que se vão enfrentar na final, Nacho considera que a prova que vai ser mais difícil, "mais por uma questão de nervos e não de habilidade, é a prova de manobras. Os nervos fazem parte de todo o compêndio de dificuldades que é uma final. Mas, eu vejo-os muito motivados e entusiasmados".

Diante da grande final

Hélder Brito representa Portugal na grande final da Suécia. Mostra-se confiante perante a sua participação na grande final europeia, mas "o melhor sentimento que reflecte como eu me sinto é motivado e acredito que a motivação é o mais importante".

Em relação à formação que está a receber, Hélder assegura que "está a ser maravilhoso, estou a aprender muito e está a ser muito bom, não só para preparar o campeonato da Suécia, mas também para o dia-a-dia do meu trabalho. A formação é algo muito importante".

Juntamente com Hélder, também está a receber a mesma formação e virá assistir à final do campeonato na Suécia, Bruno Achega, o segundo classificado na final nacional, e o mais jovem do grupo, com 27 anos. Bruno já tinha feito um curso de formação para motoristas e acredita que é importante ver onde se pode melhorar no dia-a-dia. "Estou muito feliz de estar aqui, de poder participar nesta formação e de poder ir à Suécia, embora não possa participar. É uma boa oportunidade estar aqui e partilhar isto com os meus colegas".

PR

Relacionadas:

Hélder Brito vence Scania Driver Competition


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.