Sexta etapa do Africa Eco Race cancelada

08 janeiro 2019
2min.

A direcção de prova do Africa Eco Race tomou a decisão de cancelar a sexta jornada da corrida e a primeira a ser disputada na Mauritânia, por razões relacionadas com as más condições climatéricas que poderiam colocar em causa a segurança dos concorrentes.

Elisabete Jacinto

O sector selectivo de ontem (7 de Janeiro) ligaria Dakhla, em Marrocos, a Chami, na Mauritânia, numa especial que contava com 176,57 quilómetros cronometrados. No entanto, a etapa acabou por ser anulada devido a uma forte tempestade que se fez sentir em Dakhla e não permitiu que os helicópteros da organização levantassem voo em segurança. Desta forma, todos os concorrentes seguiram até Chami por estrada, onde de se prepararam para prosseguir a corrida hoje. Recorde-se que a equipa Bio-Ritmo®, disputadas que estão 5 etapas, ocupa actualmente a 1.ª posição da categoria camião e o 7.º lugar da classificação conjunta auto/camião.

Elisabete Jacinto contou o que se passou: "saímos às 5:30 da manhã de Dakhla e fizemos toda a viagem até à Mauritânia. Percorremos cerca de 380 km e às 10:00 da manhã estávamos no sítio da partida. Entretanto, enquanto esperávamos pelo início da especial, apareceu o Jean-Louis Schlesser que nos comunicou que não havia condições para realizar a etapa porque havia uma grande tempestade em Dakhla e os helicópteros não conseguiam levantar voo e sem eles a corrida não podia prosseguir devido a questões de segurança. Confesso que fiquei um bocadinho desapontada porque a especial era pequena e fácil e era uma oportunidade para preparar terreno e ver como reage o camião. Mas, enfim tivemos mais um dia de folga e vamos preparar-nos para o dia seguinte", explicou a piloto portuguesa.

Hoje disputa-se a sétima etapa do Africa Race que será cumprida em torno de Chami. Este será o primeiro de dois sectores selectivos a realizar em circuito e que terá uma extensão de 480 km. Nesta etapa os concorrentes não poderão contar com assistência, pelo que no final da especial terão de ser os próprios a resolver eventuais problemas nas suas máquinas. O desafio será maior após cumprirem um dia que será dominado por percursos de areia e dunas.

PR

 

Notícias relacionadas:

- Elisabete Jacinto sobe à liderança da categoria camião

Novo pódio para Elisabete Jacinto

Elisabete Jacinto inicia Africa Race com segundo lugar


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.