Black Friday irá atrasar as entregas das encomendas online

22 novembro 2018
4min.

A Delnext, um transitário certificado especialista no transporte e envios de encomendas internacionais, explica porque é que as empresas de E-commerce e de transporte têm dificuldade em acompanhar o aumento do volume que as vendas online proporcionam nesta época do ano.

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Black Friday, um dos dias mais esperados do ano para os consumidores online, acontece sempre na última sexta-feira de Novembro. Logo depois, na segunda-feira seguinte, realiza-se a Cyber Monday.

Estes dois dias são normalmente utilizados por muitas pessoas para realizar as suas compras de Natal, visto que a maior parte das marcas e superfícies comerciais aderem ao evento, fazendo grandes descontos e promoções. Porém, são estes dois dias que provocam o início dos atrasos nas entregas das encomendas online, que nos últimos anos têm ocorrido sobretudo desde esta data, até final do ano.

Com o aumento do comércio online nos últimos tempos, e com um dia exclusivamente dedicado a descontos feitos para compras online (Cyber Monday), as épocas festivas e de maior consumo são sinónimo de mais encomendas online, do que o habitual.

Embora todos os anos, as empresas de transporte se prepararem para esta época, é impossível garantir o funcionamento normal dos serviços devido à explosão no número de entregas que têm de realizar. No ano passado, a Amazon contratou mais de 120,000 funcionários novos, no entanto os clientes esperaram semanas pelas suas encomendas. A maioria das empresas de transporte também reforçaram o número de colaboradores na mesma altura, não evitando, no entanto, muitos atrasos. Isto deve-se ao facto das referidas empresas não conseguirem garantir um crescimento a nível de recursos, paralelo ao das vendas online.

Em conversa com o CEO da Delnext, empresa prestadora de serviços de transporte, que está a fazer todos os possíveis para garantir a normalidade nos dias que se seguem, ficou claro que poderão existir atrasos nas entregas apesar dos esforços realizados pelas transportadoras.


Diogo AssisDe acordo com o CEO da mesma empresa, Diogo Assis, “O motivo dos atrasos deve-se ao aumento brutal do tráfego que ocorre nesta época do ano, o que torna impossível tanto para transportadoras como para as próprias empresas de e-commerce acompanhar o aumento das vendas online”. Diogo Assis refere também que “se uma empresa tem por norma 2 mil envios para entregar diariamente, e no período do Natal, esse volume aumenta 10 vezes ficando nos 20 mil envios, então é impossível que a estrutura de uma empresa aumente 10 vezes o seu número de colaboradores para fazer face à procura”.

O período entre o final do mês de novembro e o início do mês de Janeiro representa 30% das encomendas que a Delnext entrega durante o ano inteiro. As medidas preventivas e correctivas tomadas pela Delnext para acompanhar o volume de vendas no período festivo, têm como objectivo garantir que 88% das encomendas cheguem no período estimado, sendo que os restantes 12%, a empresa espera garantir um atraso de apenas e até 48 horas.

Para quem aproveita a comodidade e a facilidade de comprar online nesta altura do ano, deverá ter em conta os possíveis atrasos para evitar surpresas menos agradáveis, indica Diogo Assis, que acrescenta ainda “Fazer compras muito próximo do dia de Natal não é recomendado, e enviar encomendas ou presentes de Natal para o estrangeiro à última da hora também não é a melhor solução. Pelo que, comprar ou enviar encomendas antecipadamente irá prevenir atrasos indesejados”.

Foto fundadores Delnext

A grande questão é: Será que algum dia vai ser possível para as empresas de E-commerce e de transporte, acompanharem o aumento do volume que as vendas online proporcionam na época do Natal?

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