Jungheinrich premiada pela aposta na formação virtual

02 agosto 2018
2min.

A Jungheinrich AG ganhou o prémio ouro na categoria "Customer Project" do Immersive Learning Award 2018, atribuído na Alemanha.

Immersive Learning Award 2018_[MAM-49366]
Immersive_Award_2018

Immersive Learning Award 2018_[MAM-49366]

O júri considerou que o recurso à realidade virtual por parte do Jungheinrich Training Center demonstra claramente como as novas tecnologias podem trazer sucesso rápido e efetivo num ambiente de aprendizagem.

A Jungheinrich, com sede em Hamburgo, utiliza a realidade virtual para disponibilizar formação aos seus técnicos de serviço pós-venda em toda a Europa. Os técnicos são “transportados” para um ambiente de armazém virtual que lhes permite adquirir conhecimentos sobre os empilhadores da Jungheinrich e respectivas performances em situações de trabalho. Isto permite que os formandos pratiquem em cenários possíveis, mas num espaço seguro sem o risco de danos à propriedade ou pessoais.

Com o recurso à formação virtual, a Jungheinrich conseguiu aumentar a flexibilidade da formação que proporciona aos seus técnicos, bem como atingir poupanças consideráveis ao nível de tempo e custos.

Thomas Diwan, responsável do Training Centre da Jungheinrich, explica que: “Os formandos que participam neste tipo de formação esquecem completamente que estão num ambiente virtual. Tudo parece real. A experiência mostrou que os conhecimentos apreendidos são concretizados de forma mais eficiente, posteriormente em aplicações reais e as taxas de erro são muito reduzidas. Neste sentido, a Jungheinrich está a planear expandir as suas acções de formação em realidade virtual. Pelo que, este prémio é uma prova adicional de que estamos no caminho certo ".

De salientar que a formação virtual na Jungheinrich foi ideia originária de dois funcionários da empresa que juntamente com os colegas, desenvolveram um conceito prático para usar a realidade virtual na formação. Através de óculos de realidade virtual, que permitem visualizar um ambiente de armazém virtual, onde é possível, por exemplo, fazer reparações nos empilhadores com as ferramentas apropriadas. Toda a frota de empilhadeiras Jungheinrich pode ser representada como modelo 3D de tamanho atual, onde cada componente pode ser desmontado. Também é possível passar por funções e processos logísticos em condições próximas da realidade. A realidade virtual permite aprender com os erros, sem riscos envolvidos.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.