Mundo Linde

13 julho 2018
8min.

De 4 a 15 de junho de 2018, todo o mundo Linde esteve patente na 3.ª edição do «World of Material Handling» (WoMH), sob o lema: Simplexity - The Art of Smart Solutions”.

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Arena Panorama
Linde WoMH 3
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Demonstrações WoMH
Linde WoMH2
Linde WoMH

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Em suma, uma apresentação da ampla gama de soluções e inovações tecnológicas disponíveis para a intralogística, que decorre a cada dois anos.

Visitantes de mais de 50 países passaram pelos 13 mil metros quadrados do Maimarkt, em Mannheim, na Alemanha, para ver inúmeras  demonstrações de situações habituais das necessidades dos clientes: carga e descarga de camiões, armazenamento e movimentação de mercadorias. Em exposição, não só a Linde Material Handling, como também a Dematic e outros fornecedores internacionais de intralogística (as empresas Continental, Grammer, Blaxtair, Durwen, Kaup, Ravas, Vetter, Actil, Balea, Exide, Fronius, Hoppecke, meyer & Bolzoni, Midac e Plug Power). No lema deste ano, a «Simplexity», uma palavra criada para explicar a actual realidade do sector, um mundo cada vez mais complexo, a precisar de respostas simples. Essas respostas foram apresentadas pela Linde ao longo de praticamente duas semanas, no sentido de mostrar produtos mais seguros, ergonómicos, digitais e simples. O objectivo: tornar os procedimentos intralogísticos mais eficientes, menos dispendiosos e, ao mesmo tempo, mais seguros.

Só de Portugal e Espanha estiveram presentes 230 clientes e jornalistas, que, segundo Jaime Gener, Director Linde Material Handling Ibérica (LMHI), puderam "encontrar aqui as últimas tecnologias, novidades e, seguramente, uma solução para qualquer das suas necessidades, seja a nível energético, de automatização ou de um simples produto habitual, que temos na Linde". O director Científico da Linde, Christophe Lautray, acrescenta que "o que nós pretendemos no World of Material Handling é transmitir a ideia de que co a cooperação entre equipamento, tecnologias e soluções tudo é possível".

Jaime Gener

Primeiro a Segurança

A exposição, dividida em quatro campos - Carga e descarga/Armazém/Soluções para preparadores de encomendas/Produção e transporte - agrupou as áreas da segurança, sistemas de energia, automação, intralogística e digitalização. Em exposição, estiveram aproximadamente 170 equipamentos, com mais de 250 colaboradores dedicados às explicações, demonstrações e atendimento.

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Rumo à logística sem acidentes e vítimas, a Linde tem como objectivo proteger pessoas, veículos, infraestruturas e bens, com sistemas auxiliares não só para quem está a manobrar o empilhador, como também para quem o rodeia.

Na iluminação, apresentou a VertiLight, para uma melhor visão em altura e os LED Stripes, constituídos por luzes brancas e vermelhas, para a frente e para trás, respectivamente, comutáveis automaticamente com a mudança de direcção.

Para ajudar à identificação da presença de um empilhador nas proximidades, a Linde criou o TruckSpot - uma versão actualizada e melhorada do BlueSpot, lançado há alguns anos - bem como os Safety Guards, que alertam visual e acusticamente os operadores de que entraram no espaço de manobra do veículo.

Linde TruckSpot

Evitar capotamentos é também uma meta da empresa especializada em movimentação de cargas, que, para tal, disponibiliza o Linde Safety Pilot, que auxilia o operador, monitorizando continuamente vários parâmetros como a elevação da carga, o centro de gravidade, o peso e a velocidade do empilhador. Já o Linde Load Management impede que o operador eleve a carga acima do máximo, por forma a garantir a sua própria segurança e a da carga. Ainda neste âmbito, o sistema Active Stability Control, que compensa as irregularidades do piso em milissegundos.

Linde WoMH 3

Não faltou a apresentação de porta-paletes estreitos, stackers de dois níveis, um tractor de reboque com timão eléctrico para cargas até 1,3t, o empilhador retráctil R-Matic automatizado, sistemas totalmente ou semi-automáticos de recolha de encomendas (em conjunto com a Dematic), tractores de reboque autónomos e ainda de serviços de consultoria para desenvolver um portefólio personalizado com as zonas perigosas de cada armazém e medidas a tomar preventivamente.

Espaço também para falar da tecnologia das baterias de ião de lítio, sendo possível na própria feira fazer o cálculo do investimento, lucro, custo da energia, custo de propriedade e qual o melhor carregador para cada bateria e para cada cliente.

O empilhador perfeito

Para a Linde Material Handling, a base ideal para o «Perfect Truck» é a versão Roadster do empilhador eléctrico E20 a E35 da Linde com uma capacidade de carga de 2 a 3,5t. Com a eliminação do pilar A, o operador tem uma visão completamente desimpedida das imediações da via e da carga à direita e esquerda do mastro de elevação. A vista desimpedida pode ainda ser alargada com a escolha do tejadilho panorâmico em vidro de alta resistência, que é opcional, tal como vários outros sistemas, que fazem deste, o empilhador «perfeito». Falamos dos já referidos Linde Safety Pilot, o Linde TruckSpot, as LED Stripes em conjunto com os inovadores pneus CS20.

Evolução de mercado

Em declarações à Eurotransporte, o responsável ibérico, Jaime Gener, explicou que "o mercado está a crescer, tanto em Portugal como em Espanha". No caso específico dos lusos, o crescimento é "mais do que aceitável. No ano passado cresceu muitíssimo, este ano continua nesse ritmo e esperamos, de acordo com os dados que temos neste momento, chegar ao final de 2018 com um crescimento de cerca de 20%. Durante os últimos 4 ou 5 anos, o mercado português está em constante crescimento e isto é favorável para várias economias".

Sobre o cliente português, "está totalmente aberto às novas tecnologias", conta Jaime Gener, que afirma que "na Europa estão todos a pensar no mesmo, todos têm cada vez mais inquietudes a nível de segurança. Neste âmbito, o mercado português é muito activo, diria até que um pouco mais activo do que o mercado espanhol, porque os seus requisitos em termos de segurança e de inspecções técnicas de veículos são muito mais exigentes do que o mercado espanhol, francês ou alemão".

A estratégia, essa, está delineada, para «atacar» o mercado português: "o que temos que fazer é estar muito mais próximos dos clientes, conhecer de antemão quais são as suas necessidades, tentar acompanhá-los durante todo o processo e ter a oportunidade de lhes mostrar as nossas capacidades, que lhes podem solucionar os problemas. Isto é a nossa missão, onde temos que trabalhar com mais afinco".

O evento teve a presença de milhares de visitantes.

Linde WoMH2


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