Toyota comemora 50 anos em Portugal

26 fevereiro 2018
6min.

A Toyota celebra este ano os 50 anos desde que chegou oficialmente ao nosso país, tendo sido firmado o contrato de representação da marca a 17 de Fevereiro de 1968 pelas mãos de Salvador Fernandes Caetano.

Toyota 50 anos
Gama geral 50 anos

Toyota 50 anos

Ao longo deste ano, a Toyota irá comemorar os momentos marcantes do passado, sem no entanto, deixar de continuar a projectar um futuro de inovação e modernização da marca com as suas tecnologias de energia e automatização. Em homenagem à visão do próprio Salvador Fernandes Caetano que afirmava: “Hoje como ontem, a nossa vocação continua a ser o Futuro.”

A presença da Toyota em Portugal ao longo dos últimos 50 anos é indissociável da história da sociedade e da indústria portuguesa, tendo evoluído em sintonia com os valores e cultura do nosso país. A célebre frase publicitária criada pela agência de Artur Agostinho “Toyota veio para ficar!” permanecerá para sempre na memória dos portugueses.

O primeiro empilhador Toyota com especificação internacional a ser comercializado foi o modelo 5LR, constituído por um corpo compacto mais estreito que as tradicionais máquinas japonesas e com maior velocidade de elevação, graças a um melhor desempenho da sua bomba hidráulica. No início dos anos 70, num período em que o mundo começava a procurar novas formas de reduzir a poluição atmosférica, já a Toyota desenvolvia uma gama de empilhadores eléctricos, associando o conceito de roda traseira única como forma de aumentar a eficiência em espaços apertados.

Em Portugal, foi com a série 2, nos inícios de 80 que a imagem de qualidade, robustez e fiabilidade da marca ficou consolidada. Os anos 80 e 90 trouxeram igualmente uma maior consciência sobre ergonomia e sobretudo preocupação com a segurança dos operadores. É nesta época que é patenteado e lançado o engenhoso sistema SAS. Este sistema, único ainda nos dias de hoje, inclui uma série de sensores que permitem a um controlador de bordo calcular a posição e velocidade de segurança, evitando que a máquina tombe em situações de potencial risco. Com este lançamento na série 7 de empilhadores, a Toyota assumiria um novo marco e a liderança em inovação e tecnologia.

Outro marco importante a assinalar é a integração da BT na Toyota, em 2008, o que permitiu passar a oferecer uma gama completa de equipamentos de movimentação de cargas. Em 2013, a Toyota reforça o desenvolvimento de soluções para melhorar a gestão de energia, com o lançamento da gama de equipamentos eléctricos para operar com baterias de iões de lítio, (atualmente já com diversos casos de sucesso no mercado). Neste percurso histórico, ainda é de referir a aposta da marca na sustentabilidade, tendo recentemente comunicado a conectividade de 50.000 equipamentos no mundo, ao sistema de gestão de frotas I_Site (em Portugal, já são mais de 1500, os equipamentos em que a gestão sustentável, segurança e redução de custos das operações é apoiada pelo Toyota I_Site).

Com mais de 5500 unidades em operação no território nacional, a Toyota possui actualmente uma gama de 39 modelos motorizados, desde o simples e amigável porta-paletes eléctrico até aos mais robustos empilhadores contrabalançados eléctricos ou de combustão interna de 8 toneladas e conta com uma gama alargada de soluções para responder da forma mais adequada, em termos de eficiência e redução de custos nas operações dos clientes.

Consolidando a sua posição de liderança, em 2017 a Toyota Caetano Portugal encerrou o ano com uma quota de mercado na actividade de movimentação de cargas de 25.2% correspondente a 1024 unidades, (fonte:WITS). Com instalações em Vila Nova de Gaia e Carregado e 53 viaturas oficina para assistência e comercialização de peças, num total de aproximadamente 150 pessoas pertencentes à família Toyota Material Handling em Portugal, a marca continua com uma presença forte e em constante modernização.

Sakichi Toyoda fundou em 1926 a Toyota Spinning e a empresa Weaving, que a partir de 1937 passaria a ser a Toyota Industries Corporation. Toda a sua filosofia assenta no princípio de “fazer mais com menos”, assegurando sempre a qualidade e a fiabilidade dos seus produtos, assim como o respeito pelo ambiente e a máxima preocupação com a satisfação dos seus clientes. Em 1968, a visão de um grande empresário, que desde sempre se identificou com esta filosofia, permitiu assinar o acordo de representação da Toyota e criar uma empresa de sucesso – a Toyota Caetano Portugal.

Em 50 anos de representação da marca, a Toyota Caetano Portugal, assenta toda a sua actividade na filosofia de gestão “Toyota Way” e nos princípios de Kaizen (melhoria contínua), inovação e desenvolvimento, sustentabilidade, e na motivação e criatividade da equipa. Esta é a fórmula que lhe tem permitido alcançar o sucesso e acrescentar valor.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.