DB Schenker apresenta projecto iHub

27 agosto 2019
3min.

Projecto pretende avaliar a implementação de frotas de veículos eléctricos nos prestadores de serviços de logística.

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A DB Schenker está a introduzir, em Berlim, um projecto que avalia as potencialidades e os benefícios de adicionar camiões eléctricos à frota de veículos dos prestadores de serviços de logística.

O projecto, designado por iHub, foi concebido para mostrar de que forma um sistema apoiado por TI (Tecnologias de Informação) pode ser utilizado para gerir eficientemente frotas de veículos a diesel e eléctricos.

Para concretizar esta ideia, a DB Schenker está a colaborar com várias empresas e entidades alemãs como a FRAMO, fabricante de camiões eléctricos, a empresa de software PTV, o Instituto de Transportes Fraunhofer, a Infra-estrutura de Sistemas IVI de Dresden e o Instituto de Logística de Combustíveis Pós-Fósseis. O projecto está a ser financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Energia.

A electromobilidade apresenta desafios específicos no contexto das actividades logísticas para cargas LCL (carga de menos de um contentor), uma vez que este sector necessita que as entregas sejam rápidas, pontuais e de confiança. Dado que os veículos eléctricos necessitam de ser recarregados com regularidade, podem ficar em desvantagem quando comparados a camiões movidos a diesel. Para mitigar esta questão, um prestador de serviços de logística que queira integrar camiões eléctricos na sua frota de veículos precisa de um sistema de gestão inteligente que permita o planeamento dinâmico da viagem. Para tal, uma ordem de transporte é alocada a um camião eléctrico apenas se este veículo conseguir registar o mesmo nível de fiabilidade que o camião a diesel. Esta forma de gestão será desempenhada pelo sistema iHub em desenvolvimento.

Ainda que os serviços de correio e as empresas de entregas estejam já a usar carrinhas e camiões pequenos eléctricos, a experiência destas empresas não pode ser transferida para o contexto de logística, uma vez que este sector percorre distâncias mais longas e transporta cargas maiores.

Para a implementação do projecto iHub vão ser utilizados três camiões eléctricos com peso total admissível de 18 toneladas métricas. Enquanto estiverem em trânsito e para evitar qualquer recarga, o software vai calcular a rota mais eficiente para os veículos. Para maximizar a eficiência, os dados operacionais são seguidos online e usados para recomendação de rotas de acção específicas.

Tendo em consideração a questão do alcance limitado dos camiões eléctricos e a localização próxima do centro da cidade, a filial em Berlim foi estrategicamente escolhida como local de testes.

PR


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