Garland vê exportações nacionais para os EUA aumentarem

19 março 2019
7min.

Mercados como Portugal e Espanha estarão a beneficiar com guerra aberta que Donald Trump declarou a importações chinesas.

Transporte aereo Garland
Centro Logístico AbóbodaBR

Transporte aereo Garland

O comércio internacional, no qual as empresas de transportes desenvolvem um papel fundamental, está em mudança. Sejam as guerras comerciais lançadas pelo Presidente dos Estados Unidos, a revolução tecnológica ou o que ainda estará por vir, como o Brexit – são vários os factores que actualmente determinam os negócios no mundo. Nascida há pouco mais de um ano de uma reestruturação no seio do Grupo Garland, a Garland Transport Solutions já viu aumentar os movimentos de mercadorias de Portugal para os Estados Unidos, uma realidade impulsionada pela guerra comercial entre os norte-americanos e a China.

Recorde-se que, cumprindo uma das suas promessas eleitorais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avançou em Setembro do ano passado com a imposição das taxas alfandegárias mais altas de sempre sobre 200 mil milhões de dólares de importações da China, cerca de metade. Esta foi a mais forte ofensiva de um conflito que começou em Março de 2018, mas que tem subido de tom de ambos os lados.

“O conflito entre os Estados Unidos e a China está já a fazer aumentar as exportações portuguesas para a América para compensar a ausência de produtos chineses em setores como têxtil, calçado, cerâmica, entre outros. Para responder a esta tendência de mercado, a Garland Transport Solutions assinou recentemente uma parceria com uma transportadora norte-americana, que marca presença em todos os Estados Unidos”, explica Peter Dawson. O presidente do Grupo Garland está expectante: “Acreditamos que as exportações portuguesas para os Estados Unidos terão condições para continuar a crescer no próximo ano”.

Crescimento de 4% e novos serviços Cerca de um ano e meio após o seu lançamento, a Garland Transport Solutions registou em 2018 um crescimento de 4%, terminando o ano com um volume de negócios a rondar os 53,4 milhões de euros. Segundo Peter Dawson, este incremento é notório em todas as áreas dos transportes, mas as vias marítima e aérea têm registado um crescimento superior à terrestre.

Desde o início do ano, a Garland Transport Solutions arrancou com uma série de novos serviços em mercados estratégicos, nomeadamente:

Espanha
Actualmente, a Garland Transport Solutions disponibiliza, no âmbito da parceria com a Palletways, dois serviços diários de e para Madrid, um outro diário de ida e volta para a Galiza e, por último, um serviço três vezes por semana de e para Barcelona.

Japão
A “K” Line Total Logistics, o braço transitário da antiga “K” Line, entretanto integrada na ONE, reativou o serviço com a Garland Transport Solutions, através do qual ficam cobertos os movimentos entre Japão e Portugal.

Leste da Europa
A Garland Transport Solutions passou a representar em Portugal a empresa lituana Gevara. Recorrendo a veículos próprios, a Gevara recolhe mercadorias duas vezes por semana no Centro Logístico da Maia, servindo os países bálticos e de leste, entre os quais Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Cazaquistão. Tendo em conta a importância dos mercados de Leste para Portugal, a Garland opera ainda um serviço para a Polónia com duas a três saídas por semana, envolvendo 15 camiões completos e de grupagem semanais. Via Nuremberga, Alemanha, a empresa portuguesa opera serviços de ida e volta às terças e sextas-feiras, abrangendo Hungria, República Checa, Eslováquia, Roménia e outros países de Leste. Via Pordenone, Itália, a Garland movimenta carga de e para Croácia e Sérvia.

Alemanha
A Garland Transport Solutions disponibiliza, desde setembro, um serviço de transporte terrestre em round trip, através da sua parceria com a NTG que, recentemente, adquiriu o Swiss Gondrand Group, cuja relação com a Garland, a partir de Hagen, uma cidade também localizada na Renânia do Norte-Vestfália, era já longa. A NTG encarrega-se do transporte de mercadorias de Ense para Portugal e a Garland pelo de sentido contrário.

Itália
A fusão entre a Nuova Transports e a Cesped, ambas agentes da Garland Transport Solutions, permitiu incrementar os serviços no país, sendo disponibilizadas linhas regulares de Pordenone, Verona, Reggio Emilia/Bolonha e Milão. Em 2019, aumentarão os serviços de exportação a partir de Portugal, bem como se tentará implementar um serviço regular de Turim. Atualmente, a GTS movimenta semanalmente 15 e mais camiões de Itália e 4 a 6 na exportação.

“O plano para 2019 é consolidar os mercados de sempre como Inglaterra, Suécia, Suíça, Bélgica, Alemanha, Itália e Espanha e crescermos em países em que queremos reforçar os nossos serviços, como é o caso de França”, adianta Jorge Rocha, director dos serviços de Customer Service de Garland Transport Solutions sublinhando que o sector têxtil, em que a Garland Transport Solutions tem uma presença dominante, sobretudo no transporte de carga pendurada, continuará a ser uma grande aposta.

Outro mercado em que a Garland Transporte Solutions pretende crescer em 2019 é no transporte de contentores a granel, sendo que, atualmente, movimenta entre cinco e sete mil contentores por ano.

Plano de acção para Hard Brexit
Sobre o Brexit, a Garland Transport Solutions não está preocupada, até porque o mercado inglês não é o mais importante em termos de movimentação de carga de e para Portugal. De qualquer modo, a empresa traçou um plano de ação para o caso de se verificar a saída do Reino Unido da Europa sem acordo, o qual passa por continuar a assegurar as necessidades dos clientes em colaboração com o parceiro PSL Freight. Com escritório e operações no Porto de Dover há mais de 40 anos e uma operação de 24 horas por dia, 7 dias por semana, a PSL Freight tem uma vasta experiência em procedimentos alfandegários, nomeadamente em toda documentação de exportação e importação, prestando ainda serviços nos restantes portos por intermédio de documentação electrónica.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.