Linde apresenta empilhadores retrácteis anti-deflagrantes

08 março 2019
4min.

Os empilhadores que se utilizam em atmosferas potencialmente explosivas devem cumprir exigentes requisitos de segurança. A Linde Material Handling especializou-se neste campo, proporcionando uma ampla gama de produtos anti-deflagrantes.

4481_A_CX2

A última geração de empilhadores retrácteis, com uma capacidade de carga de 1,4 a 2,5 toneladas para zonas ATEX 2/22, baseia-se no modelo standard correspondente, o que garante máxima eficiência e segurança.

 "À primera vista, muitos utilizadores nem sequer se apercebem de que se trata de uma versão protegida contra explosões", comenta Elke Karnarski, Product Manager de equipamentos anti-deflagrantes da Linde Material Handling. "E esse é precisamente o nosso objectivo. A comodidade e o funcionamento são idênticos aos do empilhador standard, as diferenças estruturais apenas se tornam evidentes numa inspecção mais detalhada e não têm nenhum impacto no rendimento e na economia".

Assim, nos modelos da Linde protegidos contra explosões, todos os elementos eléctricos que possam provocar a formação de faíscas estão protegidos de acordo com a categoria de proteção contra a ignição correspondente. Os componentes mecânicos, como os travões ou os garfos, estão protegidos mediante medidas de desenho adequadas. O controlo electrónico da temperatura garante que não ocorra nenhum tipo de sobreaquecimento, nem sequer nas condições de funcionamento mais exigentes. O apoia-braços, o assento, o apoia-pés e as peças de plástico são anti-estáticos para evitar o risco de faíscas devido à acumulação de carga eléctrica. Todas as modificações cumprem com a exigência de que qualquer formação de fontes de ignição deve ser evitada em atmosferas com poeiras, gases, vapores ou névoas combustíveis, como as produzidas nas indústrias química ou farmacéutica, e também na produção de alimentos e bebidas.

Ao mesmo tempo, os novos empilhadores anti-deflagrantes beneficiam das novas funções e opções da última geração de empilhadores. Entre elas encontram-se a pré-selecção da altura de elevação, o sistema de assistência Controlo Dinâmico de Mastro (DMC), os sistemas de câmaras com monitor a cores e função de ecrã dividido, assim como o sistema de gestão de frotas "connect". Além disso, a nova solução de iluminação "VertiLight" garante melhores condições de trabalho e maior segurança, uma vez que proporciona uma iluminação ampla, uniforme e sem encadeamento da área de trabalho desde o solo até à altura máxima de elevação.

Esta actualizada gama inclui os equipamentos Linde R14 HD até R20 HD, com capacidade de carga de 1,4 a 2,0 toneladas e os empilhadores R20 até R25 EX com uma capacidade de carga de 2,0 e 2,5 toneladas, respectivamente. As versões HD são desenhadas para aplicações especialmente duras e dispõem de um mastro muito robusto com uma maior capacidade de elevação. Isto significa que se podem armazenar cargas mais pesadas a uma maior altura. Todos os empilhadores anti-deflagrantes da Linde possuem o distintivo CE do fabricante e respeitam as normas EN 1755 e ATEX 2014/34/EU para a regulamentação da prevenção de fontes de ignição.

A última novidade da Linde Material Handling para ambientes potencialmente explosivos: novos empilhadores retrácteis de elevado rendimento com capacidade de carga de 1,4 a 2,5 toneladas para zonas ATEX 2/22.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.