Sistema multicâmara Bosch na logística

20 fevereiro 2019
4min.

O sistema multicâmara para empilhadores auxilia com manobras de precisão.

bosch

Num armazém, o espaço é muitas vezes difícil de encontrar. Manobrar empilhadoras pode ser um verdadeiro desafio, em espaços reduzidos, entre prateleiras e paletes empilhadas. Situações destas podem levar a acidentes que resultam em danos nas mercadorias ou nos próprios veículos - uma consequência que não é apenas incómoda, mas que se pode também tornar bastante dispendiosa. Ainda muito mais grave que danos em objectos são os danos em pessoas. De acordo com um estudo realizado pela associação de seguros de responsabilidade patronal alemã para as indústrias de madeira e metal (BGHW), danos pessoais ocorrem com mais frequência quando o veículo é manobrado em espaços de um a três metros. Só na Alemanha, os relatórios oficiais calculam que o número de acidentes com empilhadoras seja de cerca de 12.000 por ano (fonte: WEKA). “Os olhos de um motorista não podem estar em todos os lados ao mesmo tempo – é aqui que entra o sistema multicâmara da Bosch”, afirma Andrew Allen, responsável pela unidade de veículos comerciais e off-road da Bosch. O sistema será apresentado publicamente, pela primeira vez, no LogiMAT.

A imagem completa

Utilizando um assistente de monitorização, o sistema multicâmara pode fornecer uma visão de 360​​° em redor da empilhadora - mesmo se transportar carga volumosa. Isto simplifica a tarefa de levantar e mover cargas, mesmo em espaços apertados. O sistema ajuda a manobrar com precisão e possibilita calcular distâncias com maior precisão e em movimento. Os manobradores podem, assim, executar tarefas de logística de maneira simples, segura e eficiente.

O sistema multicâmara consiste na junção entre uma unidade de controlo e quatro câmaras compactas de curto alcance. Trabalhando em conjunto, conseguem capturar e medir uma área de oito em oito metros. As câmaras foram originalmente projectadas para o segmento de veículos ligeiros, mas foram adaptadas às necessidades específicas do mercado de logística.

Câmaras capturam toda a envolvente do veículo

As câmaras estão posicionadas na frente, na traseira e em cada lado do veículo. Com uma abertura de quase 190°, capturam todo o ambiente em redor do veículo. Os motoristas veem uma representação realista de seu veículo através de um modelo 3D detalhado, transmitido num ecrã. Conforme o veículo se move, o ecrã ajusta em tempo real a visão do que rodeia a empilhadora. Para melhor se adequar à finalidade do veículo, o fabricante pode pré-configurar o ecrã para exibir visualizações individuais ou de 360 ​​°, bem como imagens em todo o ecrã ou em modo de ecrã dividido. Através das opções pré-programadas, o manobrador pode então escolher a melhor vista para a tarefa em mãos.

Sobreposição de rota mostra o caminho

O sistema multicâmara pode projectar visualmente o caminho que o veículo está a percorrer nas perspectivas frontal, traseira ou superior. Para que tal aconteça, a unidade de controlo mede o ângulo de direção, calcula a rota resultante e a mostra-o no display. Se o ângulo de direcção mudar, o sistema recalcula a rota e adapta o ecrã de acordo com as necessidades. A sobreposição de rota serve principalmente para auxiliar na manobra e na mesclagem.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.